Connect with us

Cultura & Lazer

Projeto “Movimentos das Cidades” destaca Campinas como sede do projeto Sirius

Projeto “Movimentos das Cidades” destaca Campinas como sede do projeto Sirius, a maior e mais complexa empreitada científica do país.

Descobrir e revelar histórias e personagens inusitados de dez importantes cidades do estado de São Paulo. Essa é a proposta do projeto Os Movimentos das Cidades, apoiado pelo Grupo CCR em parceria com o portal VirtùNews. O projeto mostra como a infraestrutura de mobilidade existente no entorno desses municípios tem papel estratégico na sua formação e na sua relevância socioeconômica.

Os conteúdos gerados pelo VirtùNews são apresentados em formato de vídeo, podcast, editoriais e nas plataformas digitais. Fazem parte desta primeira etapa do projeto histórias e personagens das cidades de Barueri, Campinas, Sorocaba, Louveira, Osasco, Tatuí, Avaré, Itapeva, Águas da Prata e Bragança Paulista. Os vídeos foram visualizados por mais de 4 milhões de pessoas.

O vídeo sobre Campinas teve 468 mil visualizações até o momento. Como diz Marcelo Tas no sétimo episódio da série, quando se busca por “Campinas” na internet aparece “bem grandão, empreendedorismo”. Essa economia proativa só é possível porque a cidade está bem localizada, em um ponto-chave de conexão tanto para a capital São Paulo, a 90 quilômetros de distância, quanto para as cidades do interior paulista.

Campinas também é polo de alta tecnologia. O vídeo traz entrevista com a cientista Daniela Trivella, do CNPEM, que conta um pouco sobre o Sirius, um acelerador de partículas que funciona como um microscópio gigante. A ferramenta que os cientistas usam para entender a estrutura atômica das substâncias com as quais vão trabalhar. Algo importante para o desenvolvimento de novos medicamentos, para o aprimoramento de materiais usados na construção civil, na exploração de petróleo e em uma infinidade de outras áreas. Uma máquina imensa, usada para desbravar universos em miniatura.

Confira! https://virtunews.com.br/o-movimento-das-cidades-ccr/

Vídeo de Campinas: https://www.youtube.com/watch?v=NlgetdE3u4Y&feature=emb_logo

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com