Connect with us

Nossa Cidade

Projeto-piloto oferece curso de hortas comunitárias na região noroeste

Envolver a população na criação de hortas urbanas é o foco do projeto-piloto “Campinas Cidade Apetitosa”, que oferece curso gratuito de extensão sobre segurança alimentar e tecnologias sustentáveis para agricultura familiar agroecológica. A capacitação é o resultado de uma parceria entre o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) da Prefeitura de Campinas e o Núcleo de Estudos em Agroecologia, Educação e Sociedade (NEAES) do (IFSP).

 

O projeto, implantado na região noroeste de Campinas, território com alto índice de população em extrema pobreza, teve início no mês de agosto. A ação objetiva combater a fome, garantir o direito humano à alimentação adequada e à promoção da saúde, inclusão produtiva, bem-estar e fortalecimento da comunidade. 

 

“Com essa parceria com IFSP, pretendemos alavancar o envolvimento da população na criação de hortas urbanas, formando um coletivo de agricultores com os alunos matriculados no curso”, ressaltou o diretor do DSAN, Domis Lopes Vieira. 

 

O curso ocorre na sede do Instituto Federal de São Paulo, que fica na Rua Heitor Lacerda Guedes, 1.000, no Cidade Satélite Íris. Visa desenvolver a agricultura familiar e urbana como uma alternativa sustentável e ecológica, sendo uma garantia de segurança alimentar nutricional, além da promoção do desenvolvimento social. 

 

“Dessa forma, vamos difundir a produção familiar agroecológica na região noroeste da cidade, além de abordar os conceitos da educação alimentar e nutricional, promover uma alimentação saudável e adequada, tendo em vista a formação e a mudança de hábitos alimentares”, observou o diretor. 

 

A proposta com o curso é beneficiar agricultores, estudantes, pesquisadores e consumidores com a divulgação de estratégias socioeducativas e atividades de ensino com foco em educação popular. Atualmente, 25 pessoas frequentam as aulas.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com