Connect with us

Nossa Cidade

Projeto Reconecta é apresentado ao Conselho de Desenvolvimento da RMC

A reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas foi realizada nesta terça-feira, dia 15 de agosto, em Morungaba, com a presença do vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira. Durante a reunião, foi apresentado o projeto Reconecta RMC pelo secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes.

Segundo o vice-prefeito, pela iniciativa da Secretaria Municipal do Verde de Campinas, os municípios da RMC se envolveram no projeto Reconecta RMC, visando a recuperação e conservação da fauna e da flora, através de corredores ecológicos. “Um dos primeiros frutos dessa ação foi a sua inclusão no projeto internacional INTERACT-Bio, apoiado pelo Ministério do Meio Ambiente da Alemanha, que trará oportunidades econômicas inéditas por meio da valorização do potencial da natureza”.

De acordo com o secretário do Verde, Rogério Menezes, os próximos passos do Reconecta foram aprovados por unanimidade pelos prefeitos e vice-prefeitos presentes na reunião do Conselho. E o ICLEI pôde anunciar a seleção da RMC entre as nove regiões metropolitanas do mundo a receberem o projeto. “A iniciativa tem um investimento de 6 milhões de euros em quatro anos, em todas as regiões metropolitanas participantes, incluindo regiões do Brasil, Índia e Tanzânia. Técnicos da Prefeitura de Campinas e das 20 cidades que compõem a RMC serão capacitados pelos melhores profissionais em biodiversidade, no âmbito nacional e internacional”.

Menezes destacou a importância do projeto em um momento em que se prepara o plano diretor regional da RMC. “Teremos o que há de melhor na área técnica em serviços ambientais e na recuperação de corredores ecológicos. A contemplação da RMC é um resultado do trabalho de Campinas em prol da biodiversidade e da recuperação dos corredores ecológicos”.

O INTERACT-Bio: Ação Integrada pela Biodiversidade como Região Modelo apoia regiões metropolitanas a compreenderem o potencial da natureza, em relação ao fornecimento de serviços essenciais para o dia a dia das cidades, e a melhorarem a conservação da biodiversidade. Além da RMC, foram selecionadas as regiões metropolitanas de Londrina e de Belo Horizonte.

Durante a reunião também foi mostrado o andamento do programa Saúde em Ação na RMC, parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), pelo coordenador do banco no Estado, Ricardo Tardelli. A pauta do encontro também abordou apresentação sobre o projeto de “Políticas Públicas para os Municípios” do Sebrae e o 1º Simpósio de Inovação nas Ações de Defesa Civil e Cidades Resilientes na RMC.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com