Connect with us

Sumaré

Projeto Replantar recupera antiga área de descarte irregular às margens do Ribeirão Quilombo

 

Sumaré, 02 de agosto de 2018.

 

Uma área que antes era utilizada irregularmente para o descarte de resíduos, às margens do Ribeirão Quilombo, no Jardim Primavera, está sendo recuperada pela Prefeitura de Sumaré, por meio do projeto Replantar. O espaço foi limpo, cercado e, agora, recebe o plantio de 60 mudas de árvores nativas e frutíferas. O objetivo é recuperar a mata ciliar do local, protegendo o meio ambiente e garantindo mais qualidade de vida à população. Moradores do bairro também participaram da ação, junto da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

       “A recuperação dessas áreas de preservação permanente beneficiam não apenas o meio ambiente, mas também a saúde pública, evitando novos descartes irregulares nesses pontos e o surgimento de animais peçonhentos, insetos. Além disso, o descarte irregular às margens de rios e córregos favorecem as cheias, prejudicando ainda mais nossos moradores. Por isso, a importância de cuidarmos do meio ambiente, que também é cuidar do nosso futuro”, disse o prefeito Luiz Dalben.

O projeto Replantar já garantiu cerca de 25 mil novas mudas de árvores em Sumaré desde que foi lançado, em 2017. “Estamos trabalhando na recuperação ambiental de áreas degradadas em todas as regiões do município e precisamos da colaboração dos moradores, para que zelem pelo meio ambiente, evitando e denunciando possíveis descartes irregulares ou outros tipos de depredação, como as queimadas. Por isso, hoje (dia 02) envolvemos a comunidade no plantio das árvores, a fim de conscientizá-los sobre a importância deste trabalho conjunto”, completou o secretário de Meio Ambiente, Carlos Barijan.

Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas ao GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Guarda Municipal, pelo 0800-773-8900.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com