Connect with us

Nossa Cidade

Projeto social relacionado ao Novembro Azul realiza exames de graça

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou no sábado, 24 de novembro, do projeto social relacionado ao Novembro Azul promovido pela clínica Uro Hominis. Durante o evento, os seis urologistas da clínica realizaram, gratuitamente, exames de próstata em 60 pacientes sem plano de saúde. Eles foram selecionados após veiculação na imprensa orientando os interessados a se candidatarem para as vagas.

Além do exame clínico, os pacientes selecionados coletaram sangue para o exame de PSA, importante para o diagnóstico de câncer de próstata, e assistiram a palestras sobre o tema. Se for detectada alguma suspeita, os pacientes serão encaminhados para exames de imagem, que serão realizados por clínicas parceiras do projeto.

Durante a visita, o prefeito Jonas Donizette falou com parte dos pacientes e toda a equipe médica da clínica, reforçando a relevância dos exames de prevenção e de diagnóstico precoce. “Este procedimento que está sendo feito aqui é de extrema importância. Por isso, quero saudar os médicos e sua equipe e também vocês, homens, que demonstraram interesse e vieram cuidar da saúde. As estatísticas mostram que as mulheres vivem mais do que os homens e não é por acaso. As mulheres são mais compenetradas com os cuidados da saúde. E os homens, às vezes, não dão a devida atenção à sua própria saúde. Por isso, reforço os meus cumprimentos por esta iniciativa”, afirmou o prefeito, que também visitou as instalações da clínica.

O objetivo da Uro Hominis nesta ação é divulgar e esclarecer a importância da prevenção do câncer de próstata e do cuidado com a saúde masculina. “Vemos esta campanha até como uma forma de retribuir ao poder público e Campinas pelo que obtivemos com a cidade, uma clínica reconhecida e com uma atividade importante para a saúde. Pelo tamanho da cidade não é um número expressivo, mas acreditamos que este atendimento gratuito é bastante simbólico”, destacou o médico Ubirajara Ferreira. “E não é apenas fazer a consulta. O atendimento é completo, desde os exames até a possibilidade de tratamento, que, se necessário, será feito com a ajuda de parceiros, como laboratórios e outros institutos”, concluiu.

Fundada em setembro de 2008, a Uro Hominis tem como objetivo ser um centro de referência no tratamento de enfermidades do sistema urinário masculino e feminino e do aparelho reprodutor masculino.

Novembro Azul

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido porque 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com