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Prontuário Afetivo cria conexão humanizada entre equipe de saúde e paciente

Em vez de informações sobre o histórico de saúde, um pouco sobre a história de vida. No lugar da evolução do quadro clínico, dados sobre laços emocionais. Assim é o Prontuário Afetivo, um breve registro sobre a história de vida dos pacientes que permanecem na UTI do Hospital Mário Gatti e da Unidade Pediátrica Mário Gattinho.
Assim como o Prontuário Médico tem o registro da história de saúde de um paciente, com informações sobre consultas, exames, tratamentos, etc, o Prontuário Afetivo conta um pouco sobre quem é a pessoa que está internada e suas preferências. O objetivo é criar uma conexão mais profunda e humana entre a equipe e o paciente.
O projeto, desenvolvido na Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, ajuda a promover um ambiente de cuidado mais acolhedor, fortalecendo o vínculo com o paciente e promovendo uma experiência de cuidado mais positiva e eficaz.
Segundo Lucimeire Martini, coordenadora do Setor de Humanização da Rede Mário Gatti, a iniciativa tem como objetivo instrumentalizar a equipe que faz a assistência médica com informações afetivas do paciente. “Com o Prontuário Afetivo, a gente consegue passar dados sobre as histórias de vida, seus vínculos afetivos, contar um pouquinho mais sobre quem é esse ser humano que está ali internado conosco”, explicou.
Construindo afeto
A construção do prontuário começa com o contato com a família, geralmente por telefone. Algumas pessoas estranham a proposta e preferem ir pessoalmente até a Humanização para entender melhor o que é o projeto.
As perguntas feitas para a criação do Prontuário Afetivo permeiam os gostos pessoais do paciente: o que gosta de fazer, quais os hábitos, as rotinas, as pessoas mais próximas, músicas de preferência, nome dos filhos, profissão, entre outras.
“Com todas essas informações, nós montamos o Prontuário Afetivo. Incluímos neste documento algumas figuras relacionadas com as informações, deixamos ele bem colorido e visual, justamente para chamar a atenção da equipe que está na assistência. Essas informações ajudam os profissionais a interagir com ele e, assim, criar um vínculo afetivo e de confiança”, afirmou Lucimeire Martini.
De acordo com ela, mesmo que o paciente esteja sedado, é importante que haja a conversa sem respostas, porque essa comunicação humanizada pode trazer benefícios como conforto e redução do estresse para ajudar na recuperação. Ela explica que, ainda que sob sedação, os pacientes podem ouvir e sentir a presença de quem cuida dele, e o contato verbal e tátil pode ajudá-los a se sentirem mais seguros e confortáveis.
Para Cirlene Cristina Maria Pisa Gonçalves, enfermeira da UTI Adulto do Hospital Mário Gatti, o Prontuário Afetivo traz realmente a identidade do paciente e um pouco dos hábitos, da vida pessoal e profissional, que o tornam único. “Por exemplo, quando o paciente está acordando, a gente oferece a comida que ele gosta, porque essa informação está no Prontuário Afetivo. Então é importante que ele seja acolhido com carinho, com o que o agrada, de maneira humanizada. Isso o alegra e o deixa animado, acolhido. Isso é essencial para o tratamento que está recebendo”, disse.
E o papo rola solto quando o profissional está em atendimento no leito. “Mesmo com ele ali sedado, a gente fala sobre a profissão, sobre os gostos gastronômicos, a família, e sempre cita alguma informação do Prontuário Afetivo. Para o paciente, é importante ele se sentir valorizado e isso fortalece muito a questão da recuperação dele, porque sente que está acolhido, é uma maneira de ele perceber que não está sozinho e de deixar o ambiente mais leve, mesmo estando em uma UTI.
Rogério dos Anjos Gonçalves ficou surpreso ao saber que mesmo sedados, os pacientes podem escutar. Ele aprovou o Prontuário Afetivo feito para a esposa, que está internada na UTI do Hospital Mário Gatti e, assim como a equipe profissional que cuida da paciente, tratou de conversar com ela nos momentos de visita, já que toda ajuda para a recuperação é válida. “A família toda viu o prontuário e gostou, ficou muito bom. Agora eu tento falar com ela durante o tempo que estou ao lado dela”, disse.
