Connect with us

Nossa Cidade

Público lota teatro em concerto especial da Sinfônica e músicos chineses

 

Numa noite especial, o público lotou o Teatro Municipal “José de Castro Mendes” no sábado, 17 de agosto, para acompanhar a apresentação da Orquestra Sinfônica de Campinas com instrumentistas e cantores chineses. Com repertorio de músicas brasileiras e chinesas, o espetáculo, inédito no Brasil, comemorou as relações Brasil-China. O evento, que recebeu mais de 750 pessoas, também contou com a apresentação do Quarteto de Cordas Vocais.

 

 

O concerto foi uma realização do Centro Cultural da Ásia em São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e da Secretaria de Cultura, e a Sanasa. O Consulado Geral da China em São Paulo apoiou a iniciativa.

 

 

A apresentação comemorou duas datas importantes, celebradas no último dia 15 de agosto, referentes à conexão entre os dois países: 45 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China e o Dia do Imigrante Chinês, comemorado em Campinas por meio de lei municipal de 2018. O concerto também foi uma homenagem ao aniversário de 70 anos da fundação da República Popular da China, que será celebrado em 1º de outubro.

 

 

Representando o prefeito Jonas Donizette na abertura oficial do evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben, destacou a estreita relação de amizade entre a China e Campinas, onde vive uma grande comunidade chinesa. O município possui também várias empresas chinesas. A abertura oficial no palco também contou com as participações da cônsul-geral da China, Chen Peijie, e do presidente do Centro Cultural da Ásia em São Paulo, Fang Sanjing.

 

 

Sob a regência do maestro titular Victor Hugo Toro, a Orquestra Sinfônica interpretou um repertório variado com obras nacionais e chinesas, emocionando o público. Os músicos chineses se apresentaram tocando instrumentos típicos de seu país, como erhu, pipa, sheng, yangqin, guzheng e dizi.

 

 

O espetáculo também teve a participação do Quarteto de Cordas Vocais, formado pelos multiinstrumentistas Adriano Dias, Allessandro Dias, Déo Piti Ed e Rodrigo Duarte, que contaram ainda com a participação especial do arranjador Thadeu Romano com sua sanfona.

 

 

Exposição Fotográfica

 

 

Antes do início do concerto, as autoridades presentes cortaram a fita vermelha no hall do teatro, abrindo a exposição fotográfica dos 45 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China. Imagens do relacionamento entre a China e o município de Campinas também fizeram parte da exposição. Entre as autoridades nesta cerimônia estavam o secretário municipal de Cultura, Ney Carrasco, e o presidente do Conselho de Administração da CPFL Energia, Bo Wen.

 

 

A entrada foi gratuita, mas a organização sugeriu a doação de um quilo de alimento não perecível. Assim, foram arrecadados aproximadamente 345 quilos de alimentos que serão destinados ao Banco Municipal de Alimentos de Campinas, que atende 120 entidades assistenciais cadastradas.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com