Connect with us

Nossa Cidade

Pulmão gigante inflável alerta a população sobre o câncer que mais mata

Novembro não é só azul, é branco também. E, para alertar a população de Campinas sobre o câncer de pulmão, o Grupo Sasse Oncologia e Hematologia (SonHe), com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, instalará um pulmão gigante inflável na Praça José Bonifácio, em frente à Catedral Metropolitana de Campinas, nesta terça-feira, dia 26 de novembro. Entre 7h e 14h, médicos vão conversar com quem passar pelo local sobre as causas e a prevenção contra a doença, que é a primeiro no ranking dos canceres em todo o mundo desde 1985, em incidência e mortalidade.

 

Durante a ação, após preenchimento de questionário prévio, o cidadão apto poderá realizar um exame de pulmão gratuito, chamado espirometria, que mede o volume e a velocidade do ar respirado, testando a qualidade do órgão. Trata-se de um exame rápido, indolor que permite detectar várias doenças pulmonares, mesmo nas fases iniciais.

 

O objetivo da ação é atingir, com informações claras e didáticas, o maior número de pessoas possível. A doença foi responsável por 28 mil mortes em 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O câncer de pulmão é uma doença que, de acordo com o Inca, é o segundo mais comum em homens e o quarto entre as mulheres no Brasil.

 

Segundo os profissionais da oncologia, o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são fatores de risco para o desenvolvimento de tumor no pulmão. Dados mostram que cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 7 milhões de mortes ao ano ocorrem por doenças causadas pelo cigarro, sendo 12% dessas mortes em fumantes passivos.

 

Só no Brasil, são 400 mortes por dia pelo tabaco, o que causa um impacto na saúde e na economia. Muitas pessoas atingidas são jovens e ainda economicamente ativas, e também há grande custo para o sistema de saúde público com os tratamentos de doenças relacionadas ao tabaco.

 

 

Serviço:

Pulmão gigante

Data: 26 de novembro de 2019

Horário: das 7 às 14 horas

Local: Praça José Bonifácio, Centro, em frente à Catedral Metropolitana de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com