Connect with us

Nossa Cidade

Qualidade do ar: SVDS promove medição gratuita de gases automotivos

A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS),   promove nesta quarta-feira, 24 de outubro, a medição gratuita de emissão de gases dos automóveis que passarem pela rua Barreto Leme, na altura do número 1.515, próximo ao antigo Colégio Ateneu, entre as 9h30 e as 16h. O objetivo é fornecer aos responsáveis pelos veículos informações sobre os poluentes produzidos, indicando se está na hora ou não de fazer uma manutenção e, assim, ajudar a reduzir a quantidade de poluentes que são jogados na atmosfera todos os dias.

 

A medição será feita remotamente e não há necessidade de parar nem de desacelerar o carro. Posteriormente, as pessoas interessadas devem enviar um e-mail para meucarro@sensoriamentoremoto.com.br com as informações de identificação (placa, ano de fabricação, marca e modelo) para receber gratuitamente o resultado da medição.

 

Como é feita

 

A medição é feita na rua, em trânsito normal, por sensoriamento remoto, sem importunar os usuários. 

 

O equipamento avalia as emissões de gases como CO (monóxido de carbono), HC (hidrocarbonetos), Nox (óxido de nitrogênio), CO2 (dióxido de carbono), entre outros poluentes, e a opacidade.

 

A ação é desenvolvida por meio de uma amostragem contínua dos gases na rua, por meio dos raios infravermelho e ultravioleta. A medição é feita em 0,5 segundo após a passagem do veículo, da qual são descontados os gases do ambiente, deixados pelo veículo anterior. 

 

Acelerar demais ou frear o automóvel na hora da medição aumentam os resultados e devem ser evitados.

 

Serão também medidas a velocidade e aceleração para estimar a potência do motor e a placa do veículo será registrada para identificação do modelo e comparação com os parâmetros de referência de fábrica.

 

Parceria

 

A medição gratuita de gases dos automóveis é resultado de uma parceria da SVDS com a EnvironMentality Tecnologia com Conceitos Ambientais, e conta com o apoio da Emdec (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Campinas).

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com