Connect with us

Hortolândia

Radares começam a funcionar no dia 20 de janeiro em Hortolândia

A partir do dia 20 de janeiro de 2019, os radares controladores de velocidade entram em operação em Hortolândia. O objetivo da Prefeitura é ampliar a segurança viária e salvar vidas. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a velocidade máxima permitida será de 50 km/h.

Radares Hortolândia

A partir do dia 20 de janeiro de 2019, os radares controladores de velocidade entram em operação em Hortolândia. O objetivo da Prefeitura é ampliar a segurança viária e salvar vidas. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a velocidade máxima permitida será de 50 km/h.

A necessidade de implantação de radares foi constatada pela Administração após estudo que apontou alto índice de acidentes com mortes no trânsito da cidade (veja texto abaixo). 

Ao todo serão 38 pontos de radares em funcionamento, em dez vias da cidade: avenidas da Emancipação, Olívio Franceschini, Santana, São Francisco de Assis, Thereza Ana Cecon Breda, Brasil (Jd. Amanda), Estrada Municipal Sabina Batista de Camargo (Estrada da Granja) e ruas Augusto dos Anjos (Jd. Amanda), Luiz Camilo de Camargo (principal rua do comércio) e Otaviano de Figueiredo Breda (bairro Adventista Campineiro).

Para serem instalados e passar a operar, os radares já receberam aferição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Pontos Estratégicos

Em parceria com a Polícia Militar, a Administração realizou um estudo contínuo dos acidentes de trânsito registrados na cidade. Dados de janeiro a julho deste ano apontam que os acidentes com morte não apresentaram queda, se comparados ao mesmo período do ano passado: em 2017, foram 18 mortes; em 2018, foram 17 no mesmo período. 

Durante o período de teste dos aparelhos, realizado entre agosto e setembro deste ano, Hortolândia não registrou mortes por acidentes de trânsito nas vias da cidade. “Isso significa que a implantação dos radares é uma medida importante para a segurança de pedestres e motoristas. Queremos Hortolândia com um trânsito cada vez mais seguro e a instalação destes dispositivos serve justamente para isso”, observa o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

No período de teste de radares, foram monitoradas as velocidades de 115.208 veículos que trafegaram nas avenidas Ana Thereza Cecon Breda, na Vila Real, e Olívio Franceschini. Deste total, 4.757 veículos foram flagrados acima da velocidade permitida. Parte deles, em velocidade de até 119 km/h, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Mobilidade Urbana. 

AÇÕES

Além da instalação dos radares, a Prefeitura reforça a sinalização de trânsito em ruas movimentadas e perto de escolas por meio da parceria com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Também realiza atividades de educação para o trânsito. Recentemente, a Administração instalou painéis eletrônicos móveis, um na avenida da Emancipação e outro na avenida Santana, que exibem, por meio de luzes de LED na cor laranja, mensagens de orientação para motoristas.

As ações de segurança viária integram o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços que a Administração realizará para reestruturar o sistema viário, modernizar a cidade, gerar emprego e renda com mais investimentos em saúde e educação.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com