Connect with us

Nossa Cidade

Rastreabilidade de medicamentos chega à UPA Anchieta Metropolitana

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Anchieta Metropolitana iniciou nesta terça-feira, 16 de agosto, a implantação de sistema de rastreabilidade de medicamentos. O mesmo programa será instalado, na próxima terça-feira, nas 12 ambulâncias básicas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A rastreabilidade é importante ferramenta no controle de estoque, planejamento da aquisição de insumos, operações logísticas e dispensação. A finalidade é garantir a segurança do paciente.

A UPA Campo Grande foi a primeira a receber o sistema que, posteriormente, foi estendido para as unidades de pronto atendimento Carlos Lourenço, São José e para as três UTI móveis do Samu. Com isso, todas as unidades de atendimento pré-hospitalar da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar passam a contar com um aplicativo que mapeia e gera um histórico da posição de cada medicamento desde a farmácia central da Rede até o uso final.

O programa está sendo implantado pela Hosplog, empresa parceira da Rede Mário Gatti, que presta serviço de logística de fluxo de materiais médicos, medicamentos, itens de consumo e itens permanentes.

O utilitário traz informação da quantidade de cada medicamento em estoque, número de lote, validade e fabricante, além da localização em cada unidade. Essas informações são atualizadas diariamente, o que permite à farmácia central, por exemplo, recolher com rapidez medicamentos interditados pelo Ministério da Saúde.

Como todos os medicamentos são rastreáveis por meio de um software, notificações também são recebidas quando o estoque de um remédio está acabando ou quando o fim da validade de um lote está se aproximando – um alerta é emitido para as unidades 90 dias antes do vencimento do prazo de validade e, 30 dias depois, diariamente.

A UPA Anchieta fica na Avenida João Paulo II, nº 2, na Vila Padre Anchieta, no Distrito de Nova Aparecida.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com