Connect with us

Nossa Cidade

Reconecta RMC está entre destaques selecionados pelo Grupo Boticário

 

O projeto de implantação de Parques Lineares da Prefeitura Municipal de Campinas (Reconecta RMC) é um dos 15 projetos selecionados da Chamada de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) promovida pela Fundação Grupo Boticário. O anúncio do resultado ocorreu na tarde da última quinta-feira, 14 de dezembro, no Salão Nobre da FGV EAESP, em São Paulo. O evento foi promovido pelo GVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade – Fundação Getúlio Vargas) e Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, com apoio do Ministério do Meio Ambiente.

 

A chamada contemplou casos de empresas, governos, sociedade civil e universidades que buscam resolver problemas da sociedade tendo a natureza e os ecossistemas como parte da solução, sejam eles em planejamento ou execução.

 

De acordo com os organizadores da Chamada SBN, lançada em julho de 2017, a escolha de Campinas se deu por estar o município engajado nessa temática, interconectando uma série de iniciativas no território com o objetivo de resgatar elementos da natureza e biodiversidade de volta para a cidade, com os projetos INTERACT-Bio do ICLEI América do Sul e o Reconecta RMC.

 

A Revista Página22 (http://www.p22on.com.br/2017/12/12/pdf-da-edicao-7/) descreve todas as iniciativas nacionais ganhadoras e de que forma elas utilizam soluções baseadas na natureza.

 

Reconecta RMC

 

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) propôs a criação de um programa para recuperar e conservar a fauna e flora regional através de corredores ecológicos – o Reconecta RMC. O projeto está em andamento e os municípios da região, coordenados por Campinas, têm participado das reuniões e trabalhos.

 

Um dos frutos do Reconecta RMC é a parceria com o ICLEI, que representa o projeto INTERACT-Bio no Brasil. A RMC que foi selecionada como região modelo do projeto financiado pelo Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB) que tem por objetivo apoiar as regiões metropolitanas a compreenderem o potencial da natureza, principalmente em relação ao fornecimento de serviços essenciais para o dia a dia das cidades e, ao mesmo tempo, a melhorarem a conservação da biodiversidade, gerando novas ou melhores oportunidades econômicas.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com