Connect with us

Nossa Cidade

Rede Mário Gatti abre licitação para novo tomógrafo no Hospital Ouro Verde

Rede Mário Gatti abre licitação para novo tomógrafo no Hospital Ouro Verde

A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar vai ampliar seu parque de diagnóstico por imagem, com a aquisição de mais um equipamento de tomografia computadorizada, que será instalado no Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Hospital Ouro Verde). Com a aquisição, a Rede passará a contar com quatro tomógrafos, sendo dois no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e dois no Hospital Ouro Verde.

O equipamento, um tomógrafo computadorizado de, no mínimo, 16 canais de alta performance, será adquirido por meio de pregão eletrônico. O aviso de licitação está publicado na edição desta quarta-feira, 29 de março, no Diário Oficial do Município. O edital está disponível no endereço www.hmmg.sp.gov.br/licitacoes.

O investimento estimado é de R$ 2,27 milhões e vencerá a licitação a empresa que oferecer o menor preço. O equipamento está sendo adquirido por meio de emendas impositivas ao orçamento, apresentadas pelos vereadores Marcelo da Farmácia e Marrom Cunha

O Hospital Ouro Verde possui um tomógrafo de 64 canais, com capacidade para realizar 1,5 mil exames mensais. Com a aquisição do novo equipamento, a capacidade de exames duplicará. Além disso, com dois equipamentos, o hospital terá capacidade de reserva operacional, reduzindo o risco de indisponibilidade total de exames quando o equipamento mais antigo precisar de manutenção, garantindo a qualificação adequada aos atendimento de urgências na unidade.

Em julho do ano passado, o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti iniciou a operação de mais um tomógrafo, de 64 canais, que ampliou a capacidade de exames da média mensal de 2,4 mil para 4 mil. O Mário Gatti recebeu o equipamento do Ministério Saúde, após ser selecionado em um chamamento de estabelecimentos públicos ou privados sem fins lucrativos (filantrópicos) integrantes do SUS no segundo semestre de 2020.

A tomografia computadorizada é uma espécie de raio-X que enxerga em 360 graus. Por isso, o exame gera imagens em fatias, que podem ser analisadas de qualquer ângulo. Ela capta imagens detalhadas que reconstroem tridimensionalmente partes do corpo e dão aos médicos uma visão fiel do esqueleto, dos pulmões, das vias aéreas, além de outros órgãos internos.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com