Connect with us

Nossa Cidade

Rede Mário Gatti realiza curso de regulação para os funcionários do Samu

Cerca de 70 funcionários do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Campinas participaram de um curso de regulação entre 12 e14 de abril. A ação teve como objetivo aperfeiçoar o trabalho da equipe de atendimento de regulação das urgências e emergências. Participaram telefonistas de atendimento de regulação médica (Tarm), médicos reguladores e rádio operadores que recebem chamadas pelo número 192.

 

A capacitação, com duração de 20 horas no total, foi dividido por etapas. Os participantes fizeram exercícios práticos, tiveram palestra e debate com o consultor técnico da Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Antônio Onimaru.

 

O diretor de Urgência e Emergência da Rede Mário Gatti, Mário Sérgio Rolim Zaidan, ressaltou que há uma preocupação com a qualificação dos profissionais de atendimento à população. “Quanto mais oferecermos treinamento e qualificação continuada aos nossos profissionais, eles irão atender melhor a população, desde a chegada da informação pela ligação, até a escolha da ambulância e o tempo de chegada da viatura”, explica.

 

O consultor Antônio Onimaru avalia que a importância do curso é acolher de forma adequada toda a demanda de urgência e emergência. “Tanto os telefonistas de atendimento de regulação médica (Tarm) quanto os médicos reguladores e os rádio operadores têm que fazer uma recapacitação para sempre lembrar os conceitos de urgência e de como fazer essa classificação”, afirma.

 

A telefonista de atendimento de regulação médica Elisa de Fátima Lorenzo Faria considerou o curso muito instrutivo. “Eu adorei a reunião, tinha várias dúvidas quanto ao atendimento na função do Tarm e elas foram sanadas”, disse.

 

As ações de capacitação fazem parte do planejamento da nova coordenação do Samu 192, que integra a Rede Mário Gatti.

 

Rede Mário Gatti

 

A Rede Mário Gatti é um sistema que unifica os serviços de urgência e emergência de Campinas, que inclui os hospitais municipais Dr. Mário Gatti e Ouro Verde, o Samu, a UPA São José e os Prontos Atendimentos (PAs) Campo Grande e Anchieta.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com