Connect with us

Nossa Cidade

Rede Mário Gatti reforça orientação da OMS sobre higienização das mãos

Mário Gatti reforça orientação da OMS sobre higienização das mãos

A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar está realizando, durante o mês de fevereiro, a campanha institucional de higienização das mãos e prevenção das infecções relacionadas a assistência à saúde. 

Um vídeo, disponibilizado no endereço https://www.youtube.com/watch?v=6gUz8zDukc8, explica a técnica de higienização das mãos e traz os procedimentos que devem ser adotados, com água, sabão e álcool em gel, antes do contato com o paciente, antes da realização do procedimento asséptico, após a exposição a fluídos corporais, depois do contato com o paciente e após contato com as áreas próximas ao paciente.

O vídeo será utilizado para a capacitação de multiplicadores das equipes assistenciais. As lideranças de cada serviço irão convidar formalmente quatro enfermeiros por unidade assistencial para serem multiplicadores em suas equipes. Eles receberão certificados após a entrega da comprovação dos treinamentos. As multiplicações com as equipes deverão ser feitas até o dia 31 de março.

A higienização das mãos é a quinta das seis metas internacionais de segurança do paciente, que foram instituídas em 2006, a partir de uma aliança global para eliminar ou diminuir, em todo o mundo, os riscos e não conformidades no atendimento médico e prestação de serviços.

A ação visa reforçar junto às equipes as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a higienização das mãos. Dados da OMS apontam que de cada 100 pacientes internados, pelo menos sete, em países desenvolvidos e 10 em países em desenvolvimento, deverão adquirir alguma infecção derivada da higienização incorreta. Em unidades de terapia intensiva, esse número sobe para cerca de 30%.

A campanha integra o calendário de ações do Núcleo de Segurança do Paciente e envolve a Educação Continuada, Gestão e Supervisão de Enfermagem e as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e Complexo Hospitalar Ouro Edivaldo Orsi (Hospital Ouro Verde) e Núcleo de Educação em Urgências (SAMU/UPAS).

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com