Connect with us

Nossa Cidade

Mário Gatti terá Banco de Olhos para captação e transplantes de córneas

Mário Gatti terá Banco de Olhos para captação e transplantes de córneas

A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar de Campinas abrigará unidade do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) para o desenvolvimento de programas de doação e captação de córnea para transplantes.

Acordo de cooperação para viabilizar a captação de córnea nos hospitais da Rede (Mário Gatti e Ouro Verde) está publicado na edição desta segunda-feira, 12 de junho, no Diário Oficial do Município.

O BOS é o principal captador de córneas do País, responsável por 70% das doações do Estado de São Paulo e 40% no País. As captações ocorrem em Sorocaba e região, Campinas (parceria com a Setec), Hospital Estadual Sumaré e Vale do Paraíba.

O presidente da Rede, Sérgio Bisogni, observa que o plano de captação de córneas, que foi interrompido pela pandemia, está sendo restabelecido com melhores condições técnicas e com maior apoio organizacional. “Pela alta demanda que a Rede tem, o número de captações será aumentado. Importante para região, porque sempre tivemos o papel de maiores captadores em todo o País”, afirmou.

A ampliação de locais de captação visa aumentar em 20% o número de córneas captadas, reduzir o número de pacientes em lista de espera em 50% e o tempo de espera em lista de um ano para no máximo dois meses. No Estado de São Paulo, há 3.257 pacientes esperando por um transplante de córnea, segundo o BOS.

A estrutura necessária para o funcionamento do programa na Rede será implantada pelo Banco de Olhos – sala para o plantonista e refrigerador modelo frigobar para a guarda de materiais. O plantonista será o responsável pela abordagem as famílias e informará a morte e os trâmites para o consentimento da doação de córneas.

As córneas captadas são destinadas aos pacientes inscritos na fila de espera por transplante. A fila é unificada e controlada pela Central Nacional de Transplantes e, no Estado de São Paulo, pela Central Estadual de Transplantes do Estado de São Paulo.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com