Connect with us

Nossa Cidade

Reforma estrutural do Mercado Municipal de Campinas segue no ritmo programado e deve ser entregue em 2024

A reforma estrutural do Mercado Municipal de Campinas segue no ritmo estimado para conclusão das obras antes do final de 2024. O prédio centenário será totalmente revitalizado, com recuperação da estrutura atual, ampliação da área de atendimento e padronizações dos boxes. A construção do mezanino em estrutura metálica está em pleno andamento. Como projetado, o prédio também terá elevadores e banheiros na parte interna. A conclusão dos trabalhos está prevista para o segundo semestre de 2024.
 
Mas, mesmo com a reforma, o atendimento do Mercadão está mantido e sendo realizado nas tendas que foram instaladas pela empresa de Serviços Técnicos Gerais (Setec) na área externa do prédio. Para as compras de final de ano, haverá horário especial nos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro (veja abaixo no Serviço desta matéria).
 
Ao longo de sua existência, o Mercadão passou por várias reformas e pequenos ajustes, mas essa é a primeira obra de impacto com intervenções na parte elétrica e hidráulica e atualização arquitetônica da edificação com todo o cuidado que um espaço tombado requer.
 
A gestão da obra é feita pela Secretaria Municpal de Infraestrutura da Prefeitura. De acordo com o secretário da Pasta, Carlos José Barreiro, já foram concluídas as fases de demolição dos boxes internos e das fundações que vão sustentar a construção do mezanino.
 
"Todo o trabalho de fundação, que é uma parte bem trabalhosa da obra, por ser uma edificação muito antiga, foi concluída. Agora a empresa está começando a montar a estrutura do mezanino, com a colocação das vigas e pilares de aço. Também estão em execução as obras dos poços dos elevadores e as estruturas dos banheiros”, destacou Barreiro.
 
Em breve terá início a instalação dos novos ramais de água e esgoto. As próximas etapas incluem a substituição total da fiação elétrica, revitalização da fachada, instalação de iluminação especial no interior e na área externa do prédio.
 
O investimento total é de R$ 6.131.045,22, sendo R$ 5 milhões via convênio com o Ministério do Turismo, por meio de emenda parlamentar do deputado Marcos Pereira. O restante é contrapartida do município. A empresa que executa a reforma é a RJC Sinalização Urbana Ltda., vencedora da licitação.
 
 
Atendimento
 
Durante a reforma, o atendimento ao público está sendo realizado nas tendas que foram instaladas pela Serviços Técnicos Gerais (Setec) na área externa do mercado. A estrutura removível e climatizada garante a continuidade do serviço para atender os permissionários e os clientes.
 
Como as tendas foram instaladas na área do estacionamento, no período de reforma, a opção é utilizar as vagas rotativas de Zona Azul nas ruas do entorno ou estacionamentos particulares. Outra alternativa para acessar o Mercado Municipal é usar o sistema BRT. A estação Centro fica ao lado do centro de compras e é o início do corredor Campo Grande em que as linhas de ônibus estão operando o dia todo.
 
 
Serviço:
 
Mercado Municipal de Campinas
 
Endereço: avenida Benjamin Constant, s/n, Centro
 
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h; domingos e feriados, das 7h às 12h.
 
No período das festas de final de ano haverá ampliação no horário de atendimento:
dias 23 e 30 (sábados), das 7h às 18h; e dias 24 e 31 (domingos), das 7h às 14h

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com