fbpx

Regente colombiano dá palestra gratuita em Sumaré sobre músicas caribenhas

Sumaré, 24 de agosto de 2018

           

O maestro colombiano Nelson Cruz, em parceria com a Banda Sinfônica Municipal Dorival Gomes Barroca, realiza nesta sábado, dia 25, em Sumaré, uma palestra gratuita voltada para músicos, regentes, instrumentalistas e demais interessados sobre músicas da região do Caribe. O encontro acontece às 9 horas, no Anfiteatro do Centro Administrativo de Nova Veneza, localizado na Avenida Brasil, nº 1.111.


Além da palestra, Cruz também realizará ensaios abertos junto a Banda Sinfônica Municipal, como regente convidado – todos com entrada livre e gratuita. O primeiro acontece nesta sexta-feira, dia 24, às 19h, e os demais nos dias 27 e 29 de agosto (confira a programação abaixo). Também no dia 29 acontece o concerto oficial mensal da Sinfônica de Sumaré, sob a regência do maestro Jair dos Santos, com a participação de Nelson Cruz. Todas as atividades serão realizadas no Anfiteatro.

“Convidamos todos os interessados a participarem da palestra, totalmente gratuita e com um maestro renomado internacionalmente, que tem muito a acrescentar aos músicos da nossa cidade e região, tanto técnica como culturalmente. Também convidamos nossos moradores a participarem dos ensaios e do concerto oficial, que desta vez vai trazer o ritmo latino no repertório, com a excelência de sempre da nossa Banda Sinfônica”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

O maestro Nelson Cruz é graduado no Conservatório de Música de Tolima com o título de Maestro em Música. Diplomado em direção de Bandas; especialista em Pedagogia do Folclore, diretor encarregado da Banda Sinfônica Departamental de Tolima, clarinetista da Orquestra Sinfônica do Conservatório e integrante do Trio de Madeiras. É também ganhador da bolsa de estudos nacional “Carolina Oramas” para jovens talentos, com a qual adiantou estudos em direção de orquestra sinfônica e bandas, na Butler University Indianapolis (EUA).

 “Pela primeira vez na história da Banda Sinfônica Municipal de Sumaré, um maestro internacional conduzirá a execução de músicas escolhidas especialmente para a população de Sumaré e região. Será uma apresentação única, convido a todos a prestigiarem a Banda Sinfônica Municipal de Sumaré e o maestro convidado. O ritmo latino dará o ‘tom’ do concerto”, completou o maestro Jair dos Santos. O concerto também tem entrada gratuita. As atividades têm o apoio do Hotel Marfim.

A Banda Municipal de Sumaré foi criada por meio da Lei Municipal nº 1.887, de 19 de maio de 1987. Em 29 de agosto de 1990, pela Lei Municipal nº 2.188, foi denominada Banda Municipal de Sumaré “Dorival Gomes Barroca”, em reconhecimento ao trabalho musical desenvolvido pela família Barroca, em especial pelo patrono Dorival Gomes Barroca, conhecido popularmente por “Pico Barroca”. O Maestro Pico foi o grande incentivador na implantação da banda em caráter municipal. A Banda ficou desativada por alguns anos, mas foi retomada em 1997. Posteriormente, em 3 de abril de 2008, por meio da Lei nº 4.597, passou a ser denominada Banda Sinfônica Municipal de Sumaré “Dorival Gomes Barroca”.

 

Dia e Horário

Atividade

24/08, às 19 horas

Ensaio Aberto

25/08, às 09 horas

Palestra sobre música caribenha

27/08, às 19 horas

Ensaio Aberto

29/08, às 9 horas

Ensaio Aberto

29/08, às 20 horas

Concerto Oficial