Connect with us

Nossa Cidade

Região Norte ganha Centro de Referência de Assistência Social – Creas

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social Norte – Creas Norte – foi inaugurado nesta quarta-feira, dia 4 de dezembro, em Campinas, pelo vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira. Esta é a quinta unidade de Creas que oferece orientação jurídica, acolhimento e diagnóstico, além de toda a articulação com a rede socioassistencial, assistente social e psicólogo. A capacidade de atendimento é de 80 famílias/mês.

 

 

Henrique Magalhães Teixeira ressaltou a importância e extensão das parcerias com as instituições públicas e do terceiro setor para o sucesso do trabalho e lembrou que este é o quarto equipamento do tipo inaugurado nas gestões do prefeito Jonas Donizette. “É o momento de reconhecer o trabalho que está sendo feito. Estamos no caminho correto. Este é um serviço de média complexidade que exige muito equilíbrio emocional dos servidores que tratam de questões difíceis trazidos pela população. É uma vocação e é preciso ter grandes qualidades para realizar esta função”.

 

 

 

Antes, a população da região norte era atendida pelo Creas leste, que acumulava a gestão das duas regiões, leste e norte. O Creas atende a mulheres, idosos, crianças e adolescentes que sofrem com o abandono, exploração financeira, trabalho infantil, negligência e violências física, sexual e psicológica.

 

 

 

Segundo a secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, o Creas Norte é uma conquista muito grande para o município, num momento em que a política de assistência social precisa ser muito fortalecida. “Campinas está avançando nas políticas públicas de assistência que, na medida do possível, estão sendo ampliadas e recebendo investimentos, mesmo em um cenário de crise econômica”, afirmou.

 

 

 

Eliane também ressaltou o papel importante que os servidores exercem para os cidadãos. “Nossos funcionários são nosso maior patrimônio para que possamos ter serviços de alcance e qualidade para toda a população de Campinas em vulnerabilidade social que deles necessitem. O Creas é uma unidade fundamental para que possamos combater as violações de direitos e as violências e ter um espaço de escuta e de atendimento protetivo aos indivíduos e as famílias”.

 

 

 

Os Creas funcionam em estreita articulação com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, conselhos tutelares e outras organizações de defesa de direitos. Também se articulam com os demais serviços socioassistenciais e com outras políticas públicas.

 

 

O Creas Norte terá parcerias com as instituições: Ação Forte, Centro Promocional Tia Ileide – CPTI, Associação Beneficente Direito de Ser, Sociedade Educativa de Trabalho e Assistência – Seta e Assistência Social da Paróquia do Sagrado Coração De Jesus.

 

 

 

A unidade está localizada na Avenida Brasil, 1.987, Jardim Guanabara. Ela será coordenada pela psicóloga PaulaWestim. A equipe também é composta por assistentes sociais, psicólogos, assessor jurídico e profissionais da área administrativa.

 

 

 

Com essa nova unidade, Campinas passa a ter Creas nas cinco regiões da cidade.

 

 

 

O primeiro Creas implantado em campinas foi o Creas Leste no ano de 2008. O segundo foi o Sul, inaugurado em 2014. O terceiro, Noroeste, foi inaugurado em 2015. O quarto, o Sudoeste, foi inaugurado em 2017. Atualmente, os outros quatro Centros de Referência Especializados atendem 2.047 famílias por mês.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com