Connect with us

Nossa Cidade

Regularização: famílias da Vila Lafayete Álvaro recebem escrituras

O secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Vinicius Riverete, neste ato, representando o prefeito Jonas Donizette, entregou, na noite desta quinta-feira, 1º de agosto, escrituras definitivas para 22 famílias do Núcleo Residencial Vila Lafayete Álvaro, na Região do Shopping Iguatemi, dentro do Processo de Regularização Fundiária. O evento aconteceu no Auditório João de Barro, na sede da Cohab-Campinas.

 

Estas 22 famílias não puderam receber o documento diretamente das mãos do prefeito junto com as outras 335 famílias, em um grande evento realizado no último dia 24 de abril, porque havia algumas pendências que agora foram solucionadas.

 

De acordo com a coordenadora de Regularização Fundiária da Cohab-Campinas, Hayda Reis, a situação das famílias, naquela oportunidade, impediu que elas recebessem o documento.

 

“As pendências referem-se ao cadastro social já que cada família foi entrevistada e alguns dados eram incompatíveis. Solucionados os problemas, hoje essas famílias estão recebendo o documento pelo qual esperaram tanto tempo”, disse.

 

Para a cozinheira Altair Pereira dos Santos, o momento não poderia ser mais alegre.

 

“Moço, que maravilha! É um sonho que estamos vivendo hoje. Afinal, depois de 24 anos de espera, eu posso dizer que minha casa é minha mesmo”, afirmou.

 

O secretário Vinicius Riverete, enalteceu o trabalho da equipe e agradeceu a presença de todos.

 

“Agradeço a vocês todos por terem confiado no nosso trabalho e por terem vindo aqui hoje. Quero dizer que, como o prefeito Jonas Donizette sempre destaca, não estamos fazendo nada mais que nossa obrigação. Campinas está passando por uma grande transformação na área de Habitação com os projetos que estão em andamento e com o Projeto de Regularização Fundiária do qual vocês fazem parte. Não posso deixar de agradecer o empenho de toda a nossa equipe, em especial, dos advogados e técnicos que estão tornando possível este grande momento. Parabéns a todos”, disse.

 

Participaram ainda do evento, o diretor da Secretaria de Habitação, Marcelo Ferreira, a gerente administrativa da Cohab-Campinas, Dayani Sant’Anna, o assessor do departamento comercial, Caio Porto, e pela diretoria técnica, José Eurípedes Freitas, Denise Medeiros e Sílvia Nascimento. 

 

A Prefeitura Municipal de Campinas está programando a entrega de cerca de 20 mil escrituras até o final de 2020. A escritura definitiva do imóvel, tecnicamente chamada de matrícula, é um documento oficial emitido pelo 1.o cartório de registro de imóveis.

 

Histórico

 

O processo de Regularização Fundiária da Vila Lafayete Álvaro começou em 1995 quando a Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (Feac) buscou, na Prefeitura e na Cohab-Campinas, uma parceria para implantar um loteamento em uma área onde foram assentadas 318 famílias oriundas de áreas de risco e que viviam na mesma região. A medida foi tomada como contrapartida pela aprovação do plano de ocupação da Fazenda Brandina.

 

A Feac teve papel importante no processo pois, com a demarcação dos lotes, a entidade concedeu uma cesta básica contendo materiais de construção para auxiliar as famílias no início da ocupação.

 

O núcleo, que está em uma área remanescente da Fazenda Brandina, conta com rede de água, sistema de esgoto, rede de energia elétrica domiciliar e de iluminação pública, obras de drenagem e captação de águas pluviais e pavimentação asfáltica, além de ser atendido por coleta e remoção de lixo, transporte coletivo e correios.

 

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com