Connect with us

Nossa Cidade

Representantes da Saúde e da Câmara fazem debate por teleconferência

Um debate público por teleconferência foi realizado nesta quinta-feira, dia 14, entre a Câmara Municipal e representantes da Rede Municipal de Saúde de Campinas. A reunião tratou do Planejamento Estratégico de Emergência quanto às medidas atuais e futuras referentes ao enfrentamento da Covid-19 no município. A reunião foi liderada pelo presidente da Câmara, Marcos Bernadelli, e teve a participação de 17 vereadores, além de representação da Conselho Municipal de Saúde. Da parte da Prefeitura, estiveram presentes o secretário Municipal de Saúde, Carmino de Souza; o presidente da Rede Mário Gatti, Marcos Pimenta; e a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea von Zuben.

Durante o debate foram abordadas diversas questões ligadas ao enfrentamento da pandemia como o isolamento social, ativação de novos leitos de UTI e retaguarda clínica, uso de leitos e treinamentos de profissionais da saúde. O secretário de Saúde, Carmino de Souza, ressaltou que é fundamental, neste momento, que todos estejam juntos e solidários para vencer a pandemia: municípios, governos, gestores públicos e instituições de saúde da rede pública e privada. “Temos que nos preparar, estamos incorporando gradualmente os equipamentos que necessitamos. Praticamente em todos os dias anunciamos medidas que garantem a estrutura de saúde municipal”. Souza também contou que o município recebeu 500 mil máscaras, sendo 100 mil delas doadas pela China, além de doações de diferentes empresas.

De parte da Rede Mário Gatti, o presidente da Rede, Marcos Pimenta falou sobre o Hospital de Campanha, que começa a funcionar nos próximos dias, e sobre como as equipes estão atuando. “Estamos realizando treinamentos diários e constantes com os profissionais que estão no front. Orientamos os profissionais a não entrarem ‘na guerra’ sem estarem devidamente paramentados. Não somente na paramentação e desparamentação mas também na necessidade de entubação de pacientes. Criamos no Hospital Mário Gatti e Ouro Verde um grupo chamado SOS Entubação, que são equipes específicas que auxiliam nas entubações difíceis”, explicou.

A diretora do Devisa, Andrea von Zuben, falou sobre todo o trabalho realizado pelo Departamento desde o início da pandemia, falando inclusive sobre o monitoramento rígido que foi feito pelas equipes. “Chegamos a ligar todos os dias para mil pessoas com sintomas respiratórios, monitorando seu estado de saúde e se estavam em casa”. Ela explicou ainda a diferença entre os tipos de testes para Covid-19, ressaltando que os testes rápidos olham para o passado, se a pessoa já teve sintomas e que deve ser usado no momento oportuno, sendo empregado em situações onde é preciso conhecer a situação imunológicas de uma população como em instituições de longa permanência, hospitais, exército, presídios.

Finalizando a reunião, o presidente da Câmara, Marcos Bernadelli ressaltou a importância da participação dos vereadores na reunião, uma vez que são cobrados e instados a se manifestarem, destacando também a “defesa intransigente que é feito do SUS pelos representantes da Prefeitura. Este problema irá passar, façamos a nossa parte”.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com