Connect with us

Nossa Cidade

Reunião anuncia mutirão para atender pacientes com câncer

Reunião anuncia mutirão para atender pacientes com câncer

Durante a 238ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), na manhã desta terça-feira, 29 de novembro, a superintendente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Elaine Ataíde, anunciou um mutirão com oncologistas do HC para agilizar o atendimento de pacientes já diagnosticados com câncer (neoplasia) que aguardam encaminhamento pela Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), da Secretaria Estadual de Saúde.

“A medida anunciada pela Unicamp, de fazer o mutirão com oncologistas, é fundamental e muito importante para agilizar o atendimento dos pacientes. Vai ajudar muito as cidades”, disse o prefeito de Campinas, Dário Saadi, anfitrião do encontro.

O mutirão está previsto para dezembro, com data a ser definida. Poderá ser feito em um ou dois dias. A superintendente Elaine Ataíde explica que a lista de pacientes com diagnóstico de neoplasia (oncológico) do sistema Cross, que engloba cerca de 20 cidades, estava com 400 pessoas há duas semanas.

“O objetivo é agilizar o atendimento desses pacientes, que já estavam diagnosticados com neoplasia e precisam se consultar com oncologistas, para que iniciem o tratamento adequado ou façam cirurgia. Com a pandemia, esses diagnósticos apareceram mais e com patologias mais avançadas. Importante lembrar que esta é uma lista viva, que muda todo dia, porque entram novos pacientes com diagnóstico de neoplasia e outros saem porque foram encaminhados”, explica Elaine.

A reunião do Conselho da RMC é organizada pela Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) e foi realizada no Hotel Meliá, no Cambuí, em Campinas. Participaram prefeitos da RMC, a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro, o deputado federal Carlos Sampaio, membros do Governo do Estado e de diversos institutos. O encontro foi conduzido pelo presidente do Conselho, o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, e o diretor da Agemcamp, Benjamin Bill.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com