Conecte-se conosco

Nossa Cidade

Reunião entre os municípios prevê maior cuidado com a dengue

Publicado

em

Campinas, Sumaré e Hortolândia estão unindo forças no combate à dengue no encontro de seus territórios. Os três municípios têm desenvolvido ações conjuntas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do Zika vírus. A iniciativa ocorre sob a articulação do Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses.

As ações compreendem a eliminação de criadouros, visitas domiciliares e ações educativas. 


Uma reunião na Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) no início de março, realizada a pedido de Campinas, envolveu o debate sobre a situação epidemiológica dos municípios e o desenvolvimento de ações conjuntas de combate à dengue. 

Segundo Priscilla Brandão Bacci Pegoraro, coordenadora da Vigilância em Saúde Distrital Norte (Visa Norte) de Campinas, a iniciativa é um importante passo para o controle da doença. “O trabalho em conjunto, com a ação coordenada em áreas críticas, tem nos ajudado a melhorar a qualidade de nosso combate à dengue. Infelizmente, em função da pandemia do coronavírus, as reuniões passaram a ser virtuais, mas isso não tem impedido que nosso trabalho seja bem-sucedido. São experiências diferentes, recursos e táticas diferentes que se unem para a promoção da saúde pública”, afirmou.

O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses vem realizando ações como operação cata-treco, limpeza de terrenos, controle de criadouros, nebulização em áreas de transmissão e orientações à população em toda cidade, para que seja evitada a propagação do mosquito Aedes aegypti.

O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses reúne 14 secretarias (Secretaria Municipal de Governo; de Saúde; de Educação; de Serviços Públicos; do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Recursos Humanos; de Administração; de Comunicação; de Trabalho e Renda; de Esportes e Lazer; de Cultura; de Habitação; de Relações Institucionais, e de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos), além da Defesa Civil, do 156 e da Rede Mário Gatti e da Sanasa. O Comitê planeja continuamente as atividades de combate à dengue, ao zika vírus e à chikungunya em Campinas.

Acesse o hotsite https://dengue.campinas.sp.gov.br/ para saber mais sobre o que a Prefeitura de Campinas está fazendo e como você pode colaborar para combater a dengue.

Continue lendo
Publicidade

Copyright ©2014-2018 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados.

error: