Connect with us

Nossa Cidade

RMC é escolhida para receber projeto de sustentabilidade cooperativa com financiamento alemão

A Região Metropolitana de Campinas foi escolhida, juntamente com as cidades de Londrina e Belo Horizonte, para uma parceria internacional com o Interact Bio (Ação Integrada pela Biodiversidade financiada pelo Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear), instituição que financia projetos cujo objetivo seja a sustentabilidade cooperativa com outros municípios de regiões metropolitanas.
A declaração foi dada pela supervisora departamental Andréa Strudel, da secretaria municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, durante a reunião desta terça-feira (03/10) da Comissão de Assuntos da Região Metropolitana de Campinas, presidida pelo vereador Campos Filho (DEM). Andréa explicou que Campinas foi escolhida para receber o patrocínio em virtude de um outro projeto desenvolvido na cidade, o Reconecta RMC, que tem como objetivo fazer a recuperação e a conservação da fauna e da flora, por meio de corredores ecológicos. “Os corredores são porções de ecossistemas seminaturais ou naturais, que ligam Unidades de Conservação. Eles possibilitam a movimentação da biota e a dispersão de espécies, facilitando o fluxo gênico e a recuperação da fauna das áreas degradadas”, explicou a supervisora.
O vereador Campos Filho (DEM) destacou a importância do Reconecta RMC, afirmando que vai acrescentar muito no trabalho que estão fazendo na RMC: “O projeto está contido no Plano Diretor, que contempla a preservação do meio ambiente. Além disso ele atua no mote do nosso trabalho, que é o progresso, a preservação da natureza e o desenvolvimento sustentável”.
Além do Brasil, a Interact Bio investiu em outros 2 países: Índia e Tanzânia. Juntos, os três receberão até 2020 um investimento de 6 milhões de euros (R$ 22 milhões), sendo cerca de R$ 125 mil por ano para cada região.
Texto e Foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com