Connect with us

Nossa Cidade

RMC participará do INTERACT-Bio, plano financiado pela Alemanha

O secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) de Campinas, Rogério Menezes, e o secretário-executivo do ICLEI (Local Governments for Sustainability – associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável) América do Sul , Rodrigo Perpétuo, participam nesta terça-feira, 15 de agosto, da 187ª reunião dos membros do Conselho de Desenvolvimento da RMC (CD-RMC) para apresentar aos presentes a participação da Região Metropolitana de Campinas no projeto INTERACT-Bio: Ação Integrada pela Biodiversidade como Região Modelo. O encontro terá início às 8h30, no Clube de Campo Morungabense, no município de Morungaba.

O INTERACT-Bio é um projeto financiado pelo Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB) e tem por objetivo apoiar as regiões metropolitanas a compreenderem o potencial da natureza, principalmente em relação ao fornecimento de serviços essenciais para o dia a dia das cidades e, ao mesmo tempo, a melhorarem a conservação da biodiversidade, gerando novas ou melhores oportunidades econômicas.

Além da RMC, que foi selecionada como região modelo, as regiões metropolitanas de Londrina e de Belo Horizonte também foram contempladas e receberão suporte do projeto para incorporarem em seus mecanismos de planejamento as questões relacionadas à biodiversidade e serviços ecossistêmicos. As selecionadas serão beneficiadas por meio de capacitações técnicas e compartilhamento de experiências e práticas.

De acordo com o ICLEI, mais de sete regiões metropolitanas de todo o Brasil se inscreveram para participar do projeto, cujos resultados foram obtidos com base na tabulação de critérios pré-estabelecidos.

“É uma honra e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade produzir conteúdos, sistematizar métodos e diretrizes e poder compartilhar com outras regiões metropolitanas interessadas nesta agenda”, diz o secretário Rogério Menezes.

Reconecta RMC

Antes da exposição do INTERACT-Bio, o secretário Rogério Menezes fará uma apresentação sobre o andamento dos trabalhos do Reconecta RMC, iniciativa que visa a integração dos municípios da região com a finalidade de traçar estratégias conjuntas para conservação e recuperação da fauna e flora.

A proposta de criar um Termo de Cooperação entre os municípios da RMC foi apresentada pela SVDS na reunião do Conselho de Desenvolvimento no dia 18 de abril de 2017. No dia 13 de junho, ocorreu o primeiro workshop, com a presença de 13 municípios, o qual resultou na elaboração de um Termo de Cooperação e Plano de Trabalho, que está em fase de análise pelas assessorias ambientais e jurídicas das respectivas prefeituras.

Um dos frutos do Reconecta RMC é a parceria com o ICLEI, que representa o projeto INTERACT-Bio no Brasil.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com