Connect with us

Nossa Cidade

Roda de Conversa reúne 23 jovens aprendizes do programa Vibe

A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas promoveu, nesta terça-feira, 27 de fevereiro, mais uma edição da Roda de Conversa com 23 jovens do programa Vibe. O encontro reuniu 23 jovens que debateram sobre bullying, uso de drogas e mercado de trabalho. O grupo também participou de uma dinâmica sobre inteligência emocional.
 
“Trabalhamos na dinâmica a frase ‘Cada momento é uma oportunidade’, do livro ‘Eu não vou perturbar sua paz’, com o objetivo principal de estimular os jovens a usar a inteligência emocional nas mais variadas situações do dia a dia”, disse o psicanalista e advogado Oscar Fonsechi Neto, que tem sido mediador das conversas.
 
Ainda segundo ele, os jovens precisam ser ouvidos e ter espaço de fala. “São jovens com muito potencial e é importante que possam falar sobre seus medos, anseios com segurança e respeito. A força está dentro deles, nós só trabalhamos a forma que essa força deve ser extravasada no trabalho e a vida como um todo”, completou.
 
Na Prefeitura, 147 jovens fazem parte do Vibe. Os contratos de aprendizagem são feitos pelo Patrulheiros Campinas.
 
O que dizem os jovens
 
Julya Gimenez Gibim – “A Roda de Conversa nos faz refletir e expressar sentimentos, que muitas vezes não temos a oportunidade de fazer, inclusive como tratar situações que vivemos no ambiente de trabalho e achar sentido para elas”.
 
Gabrielly Batista Nascimento – “Aqui trocamos muita experiência por meio da fala de todos os jovens, cada um com uma história. Como diz o Dr. Oscar, os que não falam muito certamente estão ouvindo bastante e vão falar na próxima, então toda a experiência é muito gratificante”.
 
Marcos Vinicius Martins– “A roda trata de assuntos muito importantes tanto sobre o trabalho como fora desse cotidiano, como o perigo das drogas e nossa rotina de tempo e estudo com leitura e outros. Gosto muito de participar”.
 
Gabriel de Castro Baltazar – “Para mim a roda tem muita importância, pois conseguimos falar, expressar o que sentimos, que muitas vezes ninguém percebe e aqui somos envolvidos e acolhidos, nos sentimos seguro”.
 
Vibe
 
O programa Vibe está sendo desenvolvido em quatro pilares: – Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; – Valorização da integração interpessoal no trabalho; – valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e – Busca pelo aprendizado e qualificação.
 
Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos e permanecem no programa por 1 ano e 5 meses.
 
Para os jovens, o Vibe visa promover a valorização das aptidões e interesses; maior integração; capacitações, cursos e palestras; serviço de acolhimento e escuta qualificada; e o selo “Vibe Aprendizado”, certificando a passagem do jovem pelo programa.
 
O Vibe também tem ações voltadas para os orientadores e para as empresas, que receberão o selo “Vibe Parceiros” quando promoverem algum tipo de incentivo aos jovens – como concessão de bolsas de estudos – e também para as que os contratarem depois que saírem do programa.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com