fbpx

Rua da Abolição tem novo conjunto semafórico para travessia de pedestres

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) ativa um novo conjunto semafórico para travessia de pedestres na Rua da Abolição, no Bairro Ponte Preta, nesta terça-feira, dia 8 de janeiro. O equipamento entra em operação a partir das 10h e proporciona uma condição mais segura para a travessia de pedestres.

O dispositivo está instalado em frente ao Centro de Estudos Espíritas “Nosso Lar” e atende a uma reivindicação dessa comunidade. Estudos técnicos atestaram a necessidade do equipamento. O local registra grande fluxo de veículos e pedestres, intensificado pelos frequentadores do centro de estudos no período noturno.


“Trata-se do primeiro conjunto semafórico instalado em 2019. O equipamento minimiza os riscos de acidentes envolvendo pedestres no local. É, portanto, mais uma ação preventiva em prol da preservação da vida”, destaca o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro. Em 2018, a Emdec lançou a Campanha “VIVA”, que reúne uma série de ações em prol da redução de no mínimo 15% nas mortes por acidentes de trânsito no município.

Com a implantação do semáforo também ocorreu a revitalização da sinalização horizontal (pintura de solo); e instalação de placa de advertência (sinalização vertical), no local. O acionamento é feito por botoeira, mecanismo que interrompe o tráfego de veículos para a passagem segura de pedestres. Técnicos da Emdec monitoram a operação do conjunto semafórico durante os primeiros dias de funcionamento.