Connect with us

Nossa Cidade

Rumo à digitalização total: mais dois gabinetes são incluídos no programa piloto que, quando finalizado, eliminará protocolização em papel e cópias xerox

A Câmara Municipal de Campinas irá ampliar nesta semana o programa piloto de digitalização, iniciado no último dia 2 de maio, que tem como objetivo fazer com que projetos de lei, requerimentos, moções, relatórios e inúmeros outros documentos passem a ser protocolados de maneira digital e não mais em papel.  Com isso, haverá não apenas economia – uma vez que a carga de papel será reduzida significativamente e o sistema para que isso ocorra está sendo desenvolvido pelo departamento de Tecnologia e Informática da Casa – como também uma contribuição ao meio-ambiente.

Passarão por treinamento para fazer o protocolo digitalizado nos próximos dias – e na sequência começarão a utilizar o sistema – os gabinetes dos vereadores  Filipe Marchesi (PR) e Pastor Elias (PSB). Eles foram escolhidos pelo volume significativo de moções e requerimentos protocolados, e se somaram aos gabinetes de Rafa Zimaldi (PSB), Tenente Santini (PSD),  Zé Carlos (PSB) e Jorge da Farmácia (PSDB).

“Eu, que já estou participando desse projeto-piloto desde o início de maio, me sinto honrado. Odeio papel e, tenho certeza, que com essa informatização vamos ter muita economianão só de papel como de espaço e de tempo, pois ninguém mais vai ficar procurando papelzinho aqui ou ali, tudo estará informatizado e seguro”, elogia Jorge da Farmácia, acrescentando que os servidores do gabinete dele estão se adaptando rapidamente ao novo sistema.

O presidente Rafa Zimbaldi relembra que o projeto de digitalização é parte da proposta de integração digital da Casa, que também conta com a instalação no plenário de dois telões multimídia que irão registrar e mostrar aos presentes os votos dos vereadores. Estes telões ou ‘videowalls’ são compostos cada um por nove telas e, durante as reuniões, irão não apenas registrar os votos e a presença dos vereadores, por exemplo, como também registrarão inscrição para os tempos de liderança, encaminhamento de votos e outras ações. Os parlamentares não precisarão ir ao microfone para se inscrever, bastará clicar nos tablets que estarão instalados nas mesas de cada um (leia mais sobre este tema clicanco aqui).

 “Esse processo de modernização começou quando assumimos a presidência em 2015. Na época fizemos a parceria com a IMA para melhorar e reduzir custos com a Internet no Legislativo e, na sequência, trocamos nossos sistema de telefonia por tecnologia Voip. Agora estamos tornando realidade o protocolo digital, processo no qual nosso próprio TI está sendo essencial, e informatizando o Plenário e as votações.  Tudo isso tem como objetivo tornar a Câmara ainda mais eficiente, implementando maior agilidade nos processos e gerando economia, e também mais transparente, possibilitando o acesso dos próprios vereadores e da população  a informações, como as próprias votações em plenário, de maneira mais rápida”, conclui o presidente Rafa Zimbaldi. Texto e foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com