Connect with us

Nossa Cidade

Saiba como se hidratar corretamente neste verão e evitar problemas relacionados ao calor

Quem sofreu com as altas temperaturas nesta primavera pode esperar um verão ainda mais quente. É o que prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação que começou na semana passada, no dia 22 de dezembro, promete dar continuidade ao calor intenso registrado na primavera.
 
Durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, a Defesa Civil de Campinas emitiu 29 boletins de atenção, quando os termômetros ultrapassam 34º C, e sete de alerta para as altas temperaturas, quando o calorão passa da marca de 37º C.
 
No verão, a atenção deve ser redobrada com as crianças, idosos e animais de estimação, principalmente em relação à exposição ao sol e à hidratação. O calor intenso e a desidratação podem causar hipertermia – temperatura excessiva do corpo – e insolação, caso a pessoa fique exposta por muito tempo ao sol.
 
Por isso, algumas medidas devem ser tomadas para que o corpo não sofra tanto com o calorão. O médico generalista e sanitarista Carlos Eduardo Cantúsio Abrahão, assistente técnico no Departamento de Saúde, dá algumas dicas:
 
Beba água
 
Por dia, o recomendado é ingerir dois litros de água. Para não esquecer de se hidratar, deixe sempre uma garrafa por perto e se preferir escolha por água saborizada com frutas, adicionando rodelas de laranja, morango, limão ou maçã.
 
“Para sabermos se estamos bem hidratados é importante observar a frequência urinária e a cor. Se estiver urinando pouco, uma urina muito escura, é porque está precisando ingerir mais água”, explica Abrahão.
 
Alimentação
 
Outra maneira para ajudar na hidratação do corpo é ingestão de alimentos ricos em água como alguns legumes e frutas, sendo algumas delas a melancia, abacaxi, pepino, abobrinha e tomate. Alimentos muito pesados e gordurosos devem ser evitados em dias de muito calor.
 
O médico explica que uma forma do corpo controlar a própria temperatura é por meio do suor. “Nosso organismo produz suor para dissipar o calor corporal ou resfriá-lo, a partir do princípio da física de que quando uma superfície úmida recebe um fluxo de ar, essa superfície se esfria”, esclarece Abrahão.
 
Exposição ao sol
 
A exposição ao sol deve ser evitada das 9h às 17h por conta dos raios ultravioletas, incluindo exercícios físicos em ambientes abertos. Caso seja inevitável exposição ao sol, usar protetor solar e preferir roupas mais claras e frescas pra facilitar na ventilação da pele. As roupas escuras e os tecidos sintéticos absorvem mais o calor.
 
O uso de óculos escuros e chapéus para proteger rosto, olhos e cabeça também é recomendado. “Precisamos ficar atentos à saúde dos olhos, que nem sempre recebe o devido cuidado”, ressalta.
 
Fique atento
 
Em meio a algumas ondas de calor ou exposição prolongada a ambientes quentes, o corpo pode apresenta sinais de há que algo de errado. “Em casos de vômitos e diarreia, tonturas e mal-estar, especialmente em pessoas com hipertensão arterial, doença cardíaca e pulmonar, diabetes ou obesidade, é indicado que busque imediatamente por um centro de saúde ou mesmo o Samu, pelo telefone 192”.
 
Siga as dicas e aproveite o verão. A estação termina em 20 de março de 2024.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com