Connect with us

Nossa Cidade

Sala dos Toninhos recebe o Festival Perifa Viva, neste sábado, 23

A Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, receberá no dia 23 de julho, o Festival Perifa Viva, evento cultural produzido pelos coletivos Alimentando Vidas, NaViela e Sarau Movimentarte, iniciativas lideradas por jovens das periferias da cidade de Campinas e pelo artista autoral Bobis Abakxi.

O ingresso é de 1kg de alimento não perecível, que será distribuído às famílias de alta vulnerabilidade de seis bairros da cidade. A ação conta com apoio da Fundação FEAC, Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e da Casa Hacker.

Essa é a primeira edição deste que, segundo os organizadores, promete ser um grande encontro de vozes periféricas com duração de 12 horas ininterruptas de apresentações. “Nenhum outro festival que conheci teve o compromisso de apoiar financeiramente todos os artistas e demais agentes envolvidos no evento e ainda oferecer uma legítima propagação de arte periférica, acessível para todos os públicos. Vi aqui uma oportunidade de trabalharmos em rede no fortalecimento de nossos coletivos e de nossa comunidade”, diz Aldinan Campos, 17 anos, co-liderança do Projeto Alimentando Vidas.

Programação:

Música

O palco do evento receberá Giô Art Music, Sallon, Bobis Abakxi e Monaju com apresentação de repertório autoral, além dos DJ’s Flavio Rude, Raquel Ruff e Clandestina que juntos formam o Ruffneck Sound System, grupo que pesquisa a música jamaicana e passeia por todos os períodos e ritmos do reggae, com influências do rap, soul, r&b (Rhythm and blues), entre outros.

Circo

Nicky Karii, Rueiro e Cezinha apresentarão o “Cabaré da estação” e levarão ao evento a alma do circo de rua, com palhaçadas, malabarismos, equilibrismo e pirofagia, onde a manipulação do fogo vai encantar e iluminar a noite do público.

Graffiti

Para colorir a festa, os artistas Zerrê, Mirs, Kadu e Chorão darão vida a tábuas de madeira descartadas como lixo, servindo de tela para os artistas, construindo de forma poética e numa linguagem da periferia um cenário criativo para a reflexão sobre sustentabilidade em nossa cidade.

Roda Ballroom

Majestade Babilônia, travesti preta, fundadora e mãe da @casadebabilonia

comandará uma apresentação trazendo ritmos como o “trava funk” e brasilidades. O movimento ballroom é uma forma de refúgio, um lugar seguro para a população LGBTI+. A cena surgiu na comunidade negra

latino-americana LGBTI+ da Nova York dos anos 60, se espalhou pelo mundo como um movimento político, de ocupação de espaços e de celebração a diversidade de gênero, sexualidade e raça, e está presente em nossa cidade.

Atividades para as crianças

No período da manhã, das 10h às 13h o festival vai proporcionar um espaço para que as crianças desfrutem gratuitamente de brincadeiras tradicionais da periferia, como dança das cadeiras, morto-vivo, entre outras.

O evento também contará com pula-pula, cama elástica, distribuição de pipoca e algodão-doce e uma trancista profissional para levantar a autoestima da criançada.

Poesia, Batalha de rima, feira e alimentação

A literatura também estará presente numa roda de poesia aberta à participação do público, todos que se sentirem à vontade para recitar uma poesia terão o espaço aberto.

A programação trará, também, batalha de rima com Mc’s selecionados para as competições regionais do interior de São Paulo. Empreendedores da economia criativa das periferias da grande RMC também compõem o evento com uma feira. Terá praça de alimentação.

Ao todo cerca de 100 profissionais, todos residentes das periferias de Campinas, serão mobilizados para o evento.

Serviço

Festival Perifa Viva

Quando e hora: 23 de julho, das 10h às 22h

https://www.instagram.com/festivalperifaviva/

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível

Local: Sala dos Toninhos, Estação Cultura.

Programação:

10h Espaço kids

13h Roda de Poesia

14h30 Batalha de rima

15h30 Circo

16h Ruffneck sound system

17h Roda Ballroom

18h30 Shows (monaju – Sallon – Bobis – Giô)

21h10 Saideira Ruffneck + Pirofagia

22h Encerramento.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com