Connect with us

Nossa Cidade

Samu Animal de Campinas é destaque em nova série do “Fantástico”

O Samu Animal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência a cães e gatos de rua em situação de alto risco em Campinas, foi destaque na estreia do novo quadro do “Fantástico”

Samu-Animal-de-Campinas-é-destaque-em-nova-série-do-Fantástico

O Samu Animal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência a cães e gatos de rua em situação de alto risco em Campinas, foi destaque na estreia do novo quadro do “Fantástico” na noite deste domingo, 10 de fevereiro, na Rede Globo de Televisão. A série “Vida Animal – Segunda Chance” mostra o trabalho de protetores profissionais e voluntários que se dedicam a cuidar de animais abandonados e a encontrar um lar para eles.

Em Campinas, a reportagem acompanhou o atendimento a uma cadela com dificuldades no trabalho de parto, desde o resgate na rua, com os procedimentos médicos veterinários, até a adoção dos filhotes em uma feira.

O trabalho do Samu Animal teve início de março de 2017, com o objetivo de atender animais de rua vítimas de atropelamento, maus-tratos ou gravemente debilitados por doenças. Naquele ano, o serviço atendeu a 312 cães e gatos nessas condições e, em 2018, o resgate chegou a atender a 600 casos. Na maioria das vezes, os animais sofreram lesões na coluna vertebral e fraturas de membros.  Com base em parâmetros da OMS (Organização Mundial da Saúde), estima-se que Campinas tenha cerca de 20.000 animais abandonados, entre cães e gatos.

Semelhante às ambulâncias para atendimento humano, o Samu Animal conta com todos os equipamentos necessários para dar suporte à vida como circuito de oxigênio, respirador artificial, desfibrilador e monitores de temperatura, de pressão e cardíaco. Com uma equipe de atendimento composta por médico veterinário, motorista e assistente, os animais resgatados são levados para o Departamento de Proteção e Bem Estar Animal (DPBEA), onde há ambulatórios, centro cirúrgico, laboratório de análises clínicas, estrutura para alojamento de animais em tratamento e exames de RX e ultrassom. Depois do processo de recuperação, os animais passam por castração e microchipagem e são colocados para adoção.

De acordo com o diretor do DPBEA, Paulo Anselmo Nunes Felipe, o atendimento cumpre o mesmo procedimento de resgate e transporte humano, evitando que os pacientes sofram traumas adicionais caso não sejam corretamente imobilizados durante o socorro. “Toda essa estrutura amplia e qualifica o atendimento aos animais feito pelo Samu”, afirma Paulo Anselmo.

O serviço atende exclusivamente animais de rua, não podendo ser acionado por donos e tutores de pets, que vivem em residências ou entidades protetoras. A ambulância fica de prontidão no pátio do DPBEA à disposição 24 horas por dia, todos os dias da semana. 

Os chamados podem ser feitos pelo telefone 156 e, nos fins de semana e feriados, pelo celular de plantão do DPBEA, 99398-4517.

O Samu Animal de Campinas é um serviço pioneiro e, desde sua implantação, já recebeu o pedido de informações e visitas de pelo menos 56 prefeituras de várias regiões do país.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com