Connect with us

Nossa Cidade

Sanasa alcança nota ‘A’ de agência especializada em classificação de risco

A Sanasa conquistou mais um resultado importante para marcar a sua história: atingiu a nota ‘A’ no Rating Nacional de Longo Prazo, com Perspectiva Estável, da Fitch Ratings, uma das mais conceituadas empresas de ratings do mundo. Isso significa que a empresa apresenta boa saúde financeira e reúne boas condições de pagamento de suas obrigações. Além disso, esse reconhecimento público demonstra que a Sanasa está apta para buscar melhores condições e taxas para acelerar as obras e os investimentos necessários para a expansão dos seus serviços.

“É um aval extremamente importante vindo de uma agência que detém alto respeito no mercado. Em síntese, é um reconhecimento que estamos no bom caminho, fazendo a lição de casa e prontos para levar a Sanasa a novos patamares de excelência, com investimentos que façam nossos serviços melhorarem cada vez mais. É uma excelente notícia para a empresa e para os nossos clientes”, comemorou o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães.

De acordo com informações da agência Fitch Rating, “o perfil de crédito da Sanasa se beneficia do baixo risco do setor de saneamento básico brasileiro, devido à elevada resiliência da demanda mesmo em cenários macroeconômicos desfavoráveis.

A empresa apresenta uma posição quase monopolista na prestação de um serviço essencial à população no município de Campinas, com expectativa de aumento médio anual do volume total faturado de 0,8% até 2024, impulsionado pela estimativa de crescimento da população.

A Sanasa apresenta uma atuação concentrada em um único município, o que proporciona menor diluição de risco operacional e maiores restrições em termos de fontes de captação e de reservação da água do que seus pares, o que a leva a incorrer em maior risco hidrológico”.

Perspectivas futuras

A agência ainda detalhou perspectivas futuras, considerando reajustes tarifários para os próximos anos alinhados com a inflação. “O cenário-base considera investimentos totais em torno de BRL660 milhões de 2022 a 2024 e dividendos pagos em linha com o desembolso de BRL55 milhões ocorrido em 2021. Uma maior pressão por dividendos por parte do controlador pode ser prejudicial para o perfil de crédito da empresa”.

De acordo com o perfil descrito pela Fitch, a Sanasa “é a empresa municipal responsável pelos serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto da cidade de Campinas. Atualmente, a companhia atende cerca de 1,2 milhão de pessoas com abastecimento de água e 1,0 milhão com coleta de esgoto, que correspondem, respectivamente, a 99,8% e 96,4% de cobertura. A totalidade do esgoto coletado é tratado. O acionista controlador é a Prefeitura Municipal de Campinas, com 99,99% das ações ordinárias”.

Com sede em Nova York, a Fitch atua desde 1914 como agência de rating e análises financeiras para o mercado.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com