Connect with us

Nossa Cidade

Sapeca celebra os 23 anos de existência com lançamento de ebook

O Serviço de Acolhimento e Proteção Especial à Criança e ao Adolescente (Sapeca) da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH) de Campinas completa 23 anos de existência neste mês de junho. Um dos mais antigos serviços de acolhimento em família acolhedora do País, comemora o aniversário com o lançamento de um livro eletrônico, o ebook “Guia de Orientações – tudo o que você queria saber sobre o Sapeca”.

A publicação é resultado do trabalho da equipe de profissionais do Sapeca que sistematizou as principais dúvidas e questionamentos dos interessados pela proposta de acolhimento familiar. “Pioneiro nessa modalidade de acolhimento, ao longo dos anos, o serviço atendeu estudantes, profissionais de diversas áreas, equipes de outros municípios ou estados e famílias da comunidade que buscaram esclarecimentos sobre o acolhimento familiar de crianças e adolescentes em medida de proteção. Isso nos levou a produzir esse material”, contou a responsável pelo serviço Ana Carolina Pereira.

O livro digital está disponível no site www.sapeca.campinas.sp.gov.br na guia Publicações.  O material, que pode ser baixado gratuitamente, traz mais de 70 perguntas e respostas sobre o funcionamento do Sapeca. “Assim, destacamos o compromisso em compartilhar nossa metodologia e nossa experiência com outros profissionais da área e a disseminação da cultura de acolhimento familiar”, comentou Ana Carolina.

O ebook retrata a metodologia de trabalho desenvolvida e, principalmente, informações sobre o papel das famílias acolhedoras nesse processo. Tem como objetivo central contribuir com informações claras e completas sobre essa modalidade de atendimento, para que mais profissionais e famílias possam compreender essa tipologia de serviço que atende com primazia o direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, a atenção a sua família de origem, o exercício da cidadania e responsabilidade social na parceria com as famílias acolhedoras.

A história

A história do Sapeca começou há 23 anos, em junho de 1997, como uma proposta alternativa no cuidado de crianças, a partir das discussões de um grupo de profissionais ligados ao abrigo municipal. Os envolvidos nesse processo participaram ativamente da disseminação da cultura de acolhimento familiar, contribuindo na construção de uma nova política.

Nessas duas décadas de funcionamento, o Sapeca vivencia um processo contínuo de crescimento, realizações e conquistas, adquirindo experiências significativas com o acolhimento familiar. Passando de um serviço alternativo e inovador à modalidade prevista na política pública de garantia dos direitos de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária.

Passaram pelo serviço de Campinas 235 crianças e adolescentes que receberam cuidado e proteção nas famílias acolhedoras, enquanto precisaram. Durante esse período se tornou referência para profissionais e municípios que ainda estão em fase de implantação do acolhimento familiar em suas regiões.

O Sapeca é um serviço previsto no artigo 90 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como colocação familiar e tem por finalidade atender à criança e ao adolescente com medida protetiva, em famílias acolhedoras.

Para participar do serviço de acolhimento em família acolhedora os interessados podem buscar informações por meio do telefone (19) 3256-6067 e (19) 3256-6335, via e-mail pelo sapeca@campinas.sp.gov.br ou mais informações no site www.sapeca.campinas.sp.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com