Connect with us

Nossa Cidade

Saúde abre 10 CSs com horário ampliado no sábado para atender casos de dengue

Dez centros de saúde (CSs) de Campinas abrem neste sábado, 30 de março, com horário ampliado para receber pacientes com sintomas de dengue. O objetivo é reforçar a assistência à população diante do contexto de epidemia e, ao mesmo tempo, reduzir a demanda por atendimentos na Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar.

As unidades funcionam das 7h às 17h e a Secretaria de Saúde repete o esquema especial aplicado pela primeira vez no sábado passado, quando foram atendidos 1.071 pacientes. Outras três que tradicionalmente abrem das 7h às 13h permanecem com este horário.

Por outro lado, a Pasta revisou o planejamento para este domingo, 31, e todos os 68 CSs do município permanecem fechados. Isso porque no domingo anterior o CS São Bernardo ficou aberto neste período ampliado e recebeu somente 124 pessoas ao longo do dia.

A avaliação é de que a demanda nesta proporção pode ser recebida pela Rede Mário Gatti, sem provocar impactos significativos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos prontos-socorros dos dois hospitais municipais, direcionados para média e alta complexidade. Além disso, a reorganização gera economia.

A Secretaria de Saúde ressalta, porém, que o fechamento pode ser novamente revisto para domingos posteriores caso aumente a busca de pacientes com sintomas de dengue por assistência médica. Esta lista compreende sinais como febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor nos olhos, vômito, dor nas articulações e manchas vermelhas no corpo (exantema).

Quais CSs abrem sábado?

As 10 unidades com horário ampliado, das 7h às 17h, são: Florence, Valença, Ipê, Aeroporto, Capivari, Santo Antônio, União dos Bairros, Aurélia, São Quirino e Campo Belo. Neste grupo, nove já recebiam pacientes aos sábados, das 7h às 13h, antes da nova medida aplicada pela Secretaria de Saúde. A única que não abria era a do Campo Belo.

Das 7h às 13h, as unidades recebem todos os casos. Já a partir deste horário, os atendimentos serão direcionados para pacientes com sintomas de dengue.

Já as três que continuam funcionando das 7h às 13h são: DIC 1, Santa Lúcia e Vista Alegre

Durante o sábado, o Laboratório Municipal também funciona para receber amostras de exames e, com isso, facilitar o direcionamento de ações por equipes de saúde.

Expectativa de melhorias

A ampliação do funcionamento foi anunciada pelo prefeito, Dário Saadi em 21 de março. Ele destacou que o objetivo é fazer com que os pacientes de casos considerados de baixa complexidade busquem pelas unidades básicas para assistência médica. “Assim, serão destinados à Rede Mário Gatti os casos de média e alta complexidade”, destacou.

Orientações sobre assistência

A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico. Portanto, a Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação. Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA.

Os endereços dos 68 CSs de Campinas estão disponíveis na página: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/centros-de-saude

O que já foi feito

A Secretaria de Saúde informa que desde dezembro de 2023 já colocou em prática uma série de medidas consideradas adicionais, sobre o plano regular de prevenção e combate à dengue, que inclusive começaram a ser copiadas por outros municípios diante do contexto do aumento de casos da doença. O plano inclui Sala de Situação para análise sistemática, reorganização da rede municipal de saúde e novo site para divulgar informações.

Estatísticas do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) mostram que 80% dos criadouros estão nas residências.

A Prefeitura realizou neste ano oito mutirões, incluindo um regional, onde visitou pelo menos 35,4 mil imóveis para orientar a população e retirar criadouros do mosquito transmissor. O número sobe para 197,3 mil quando são contabilizadas ações diárias, e a Prefeitura também já nebulizou 7,5 mil imóveis desde janeiro até 12 de março.

Outra novidade é o uso de inteligência artificial para ampliar o monitoramento e assistência em saúde aos pacientes com dengue. toda pessoa diagnosticada ou com suspeita da doença (após atendimento no sus municipal) recebe via whatsapp mensagem disparada pelo chatbot que auxilia a pasta a acompanhar as condições do paciente. caso necessário, é feita nova orientação sobre busca por atendimento.

Comitê de prevenção

Desde 2015 a Prefeitura conta com um comitê de prevenção e controle de arboviroses, que em 2023 passou a se chamar Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses. Ele reúne 14 secretarias: Governo; Saúde; Educação; Serviços Públicos; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Administração; Comunicação; Trabalho e Renda; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Habitação; Relações Institucionais, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Também participam Defesa Civil, Serviço 156, Rede Mário Gatti, Setec e Sanasa. No comitê é discutida a situação epidemiológica da cidade e, com isso, são desencadeadas as ações intersetoriais e apoio para as ações da Secretaria de Saúde. Mais informações estão no site: https://dengue.campinas.sp.gov.br.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com