Connect with us

Nossa Cidade

Saúde alerta sobre cuidados para prevenção contra a síndrome mão-pé-boca

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), da Prefeitura Municipal de Campinas, divulgou um alerta sobre a ocorrência de casos e surtos da síndrome mão-pé-boca (SMPB) no Estado de São Paulo nas últimas semanas. A síndrome é uma infecção causada por vírus, contagiosa e muito comum em crianças. Atinge frequentemente menores de 5 anos, mas pode acometer também os adultos. 

A SMPB é causada pelo vírus Coxsackie, que causa infecção no sistema digestivo (boca, estômago e intestino) e também pode provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca). O nome da doença se deve ao fato de que as lesões são mais comuns em mãos, pés e boca.

Em Campinas, no mês de novembro, foram notificados 11 surtos em escolas da cidade. Todos os casos e surtos dentro de estabelecimentos de ensino devem ser avisados imediatamente para a regional da Vigilância em Saúde (Visa) responsável pela área de abrangência da escola. 

Transmissão 

O vírus pode ser transmitido por contato com secreções das vias respiratórias (tossir, espirrar e falar), secreções das feridas das mãos ou dos pés e pelo contato com fezes dos pacientes infectados (transmissão oral fecal). 

“Por isso é importante se precaver em situações como beijos, ingestão de água e alimentos compartilhados com alguém infectado, troca de fraldas, aperto de mão com alguém contaminado, contato com brinquedos ou objetos que possam ter sido contaminados por mãos sujas, entre outras”, afirma Valéria de Almeida, coordenadora da Vigilância de Agravos e Doenças do Devisa. 

Sintomas

– Febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões.

– Aparecimento, na boca, amígdalas e faringe de manchas vermelhas com vesículas no centro que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas.

– Erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e plantas dos pés, mas pode ocorrer também nas nádegas e na região genital.

– Mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia.

– Por causa das lesões na boca e dor de garganta, podem surgir dificuldades para engolir e muita salivação. 

Prevenção e tratamento 

Não há vacina para proteger contra o vírus que causa a síndrome mão-pé-boca. Por isso, é fundamental adotar medidas adequadas de higiene pessoal e do ambiente, além do isolamento social dos doentes. 

Sempre que a criança apresentar os sintomas é importante procurar avaliação médica imediata para orientação e tratamento adequado. As lesões orais podem dificultar a deglutição. Por isso, é preciso cuidar da hidratação das crianças.  

Para prevenir o adoecimento e interromper as cadeias de transmissão em ambientes escolares, as medidas abaixo devem ser adotadas: 

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de trocar fraldas e usar o banheiro.

– Promover a limpeza e desinfecção (com álcool a 70% ou mistura de água e água sanitária) de superfícies frequentemente tocadas e itens sujos, incluindo brinquedos.

– Evitar contato próximo, como beijar, abraçar ou compartilhar utensílios, copos e alimentos.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com