Connect with us

Nossa Cidade

Saúde começa a usar inteligência artificial para ampliar cobertura vacinal contra dengue

A Secretaria de Saúde de Campinas começou a usar inteligência artificial (IA) nesta segunda-feira, 2 de dezembro, para convocar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos com esquema vacinal contra a dengue incompleto. A medida integra a série de novas estratégias que serão implementadas pela Prefeitura até o início de 2025 para enfrentamento à doença.

As mensagens via WhatsApp são enviadas aos pais ou responsáveis pela Ana, assistente virtual da Saúde, pelo 19-9-9604-3012 – identificado por Acesso Fácil – Saúde Campinas

O imunizante contra a dengue está disponível nos 68 centros de saúde (CSs). O Ministério da Saúde recomenda intervalo de três meses entre as duas doses do esquema completo.

A campanha de vacinação começou em 11 de abril e até esta segunda-feira foram aplicadas 25,9 mil vacinas. Há 9,1 mil crianças e adolescentes com esquema incompleto, público-alvo da ação com IA, e outras 2,1 mil precisam aguardar o fim do intervalo necessário para receber a segunda dose.

A Saúde Digital deve fazer 7.598 disparos de mensagens até terça, 3. O total é inferior ao número total de pessoas com esquema vacinal incompleto porque o sistema considera a quantidade de famílias com celulares atualizados junto ao SUS Municipal. Com isso, a secretaria reforça a orientação para que usuários mantenham informações válidas na rede. 

Inicialmente, o público-alvo total da vacinação contra dengue era estimado em 90 mil pessoas, contudo, a Pasta fez uma atualização de sistema e passou a considerar novos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, a faixa foi atualizada para 65,2 mil.

Como está a vacinação?

  • 1ª dose: 18.632
  • 2ª dose: 7.293 (44,35% das 16.444 pessoas aptas para receber)
  • Total de doses aplicadas: 25.925
  • Receberam a 1ª dose e precisam esperar intervalo: 2.188 pessoas
  • Estão com esquema incompleto: 9.151 pessoas (55,64% das pessoas aptas a receber)

Apelo aos pais e responsáveis

A coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli, explicou que o imunizante é seguro e importante para evitar casos graves e até óbitos pela doença. Ela fez um apelo para que pais ou responsáveis levem crianças e adolescentes às unidades básicas.

“Para ter a adequada proteção contra casos graves e hospitalizações é fundamental que o público-alvo receba duas doses. Por isso, estamos encaminhando essa mensagem para lembrar pais e responsáveis de levarem os filhos para atualizar o esquema”, ressaltou.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com