Connect with us

Nossa Cidade

Saúde divulga balanço do Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo

A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta segunda-feira, 21 de outubro, o balanço do Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, que foi realizada no sábado, dia 19. Na ocasião, 3.651 crianças entre 6 meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) compareceram aos postos de vacinação. No entanto, foram aplicadas 349 doses, pois a campanha é de intensificação, voltada para crianças que ainda não foram vacinadas. 

 

 

 

 

Mais de 85 mil crianças já foram vacinadas contra o sarampo no município em 2019. Ainda assim, diante da situação epidemiológica no País e no Estado de São Paulo, Campinas está promovendo esta nova intensificação da vacinação contra a doença. Esta campanha voltada para crianças começou em 7 de outubro e termina no dia 25. Durante este período exclusivo de campanha foram vacinadas 1.904 crianças (já incluídas nas mais de 85 mil). Uma segunda fase irá intensificar a vacinação de adultos de 20 a 29 anos, entre 18 e 30 de novembro.

 

 

 

 

Dose Zero

 

Antes, a primeira dose contra o sarampo era feita quando a criança completava um ano mas, no início de agosto, a Secretaria de Saúde de Campinas adotou a estratégia da chamada dose zero, para crianças a partir de seis meses de idade. A medida se antecipou à recomendação do Ministério da Saúde, que dias depois anunciou para o País como um todo. A dose zero não substitui as de rotina, que devem ser mantidas aos 12 meses, por meio da vacina tríplice viral, e aos 15 meses, por meio da vacina tetraviral ou pela tríplice viral associada à vacina contra a varicela. A efetividade da vacina é maior para aqueles que tomaram todas as doses recomendadas.

 

 

 

Situação da doença

 

Dados de novo boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na última sexta-feira, dia 18, apontam 86 casos de sarampo confirmados em Campinas. Os casos foram notificados entre 8 de julho e o último dia 17. Dos 86 casos, 27 foram registrados em menores de um ano; 20 são em crianças entre 1 e 4 anos; cinco, em crianças entre 5 e 9 anos; um entre 10 e 14 anos; cinco entre 15 a 19 anos. Outros 20 casos ocorreram em adultos na faixa etária entre 20 e 34 anos; sete, na faixa entre 35 e 49 anos de idade. E ainda há um caso entre 50 e 64 anos. Não houve óbitos.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com