Connect with us

Nossa Cidade

Saúde e Educação se unem para ampliar cobertura vacinal das crianças

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal de crianças contra a gripe e o sarampo a Secretaria de Saúde lança mão de uma nova estratégia, em parceria com a Secretaria de Educação – vacinação nas creches municipais. A meta é alcançar pelo menos 60 unidades educacionais, entre os dias 23 de maio a 3 de junho, para vacinar crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos. 

O Centro de Educação Infantil (CEI) Brígida Chináglia Costa é o primeiro a ser contemplado com a iniciativa. A equipe do Centro de Saúde Paranapanema estará no local na próxima segunda-feira, dia 23, a partir das 16h, horário de saída dos alunos, e fará a vacinação na presença dos pais ou responsáveis. Quando os mesmos não estiverem presentes, será necessário encaminhar à escola um termo de consentimento por escrito. 

A Secretaria de Saúde orienta pais e responsáveis a levarem a carteira de vacinação e reforça que as vacinas são seguras. As crianças podem receber os dois imunizantes – contra a gripe e contra o sarampo ao mesmo tempo.

A coordenadora do programa de imunização do município, Chaula Vizelli, ressalta a importância da vacinação nesta faixa etária, principalmente com a chegada dos dias mais frios que favorece a maior circulação dos vírus respiratórios.

“É fundamental que as crianças sejam vacinadas contra a gripe e contra o sarampo o mais rápido possível porque, durante o inverno, a população fica mais suscetível. E, depois de aplicada, a vacina leva alguns dias para atingir o efeito desejado e proteger o organismo. Por isso, resolvemos fazer essa parceria com a Secretaria de Educação e levar as vacinas até as creches, que concentram grande número de crianças na faixa etária elegível da campanha. Queremos facilitar o acesso”, disse.

Chaula ressalta a importância das pessoas tomarem a dose contra a gripe todos os anos, porque a composição da vacina muda conforme as cepas que estão em circulação. “É importante repetir a dose para garantir a proteção”, afirma.

Sarampo

O sarampo é causado por um vírus muito contagioso. Passa de pessoa para pessoa por meio da fala, de tosse ou espirro. Atinge qualquer idade. Os doentes apresentam febre e inflamação do sistema respiratório. Se não tratada, a doença pode matar.

A forma mais eficaz de prevenção é por meio da vacina, como a disponibilizada pela Prefeitura de Campinas.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com