Connect with us

Nossa Cidade

Saúde orienta contra a raiva em Barão Geraldo e Parque Santa Bárbara

Equipes da Vigilância em Saúde Norte estão realizando ações de conscientização contra a raiva no distrito de Barão Geraldo e no Parque Santa Bárbara até o dia 12 de setembro. O trabalho, que tem a parceria de equipes dos centros de saúde das respectivas regiões, inclui levantar o número de cães e gatos existentes em cada imóvel visitado e verificamr as carteirinhas de vacinação.

Na abordagem, as equipes esclarecem o papel do morcego no ciclo de transmissão da raiva e orientam sobre o que fazer ao encontrar um morcego com comportamento anormal, caído no chão, voando durante o dia ou pendurado em local não habitual e que receba incidência direta de raios solares. Nesse caso, deve-se afastar crianças e animais da área e acionar a Unidade de Vigilância de Zoonoses pelo telefone (19) 3245-1219, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Fora destes horários, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, que funciona 24 horas.

Morcegos

No Distrito de Barão Geraldo foram encontrados seis morcegos com o vírus da raiva, em diferentes pontos: na Unicamp, Cidade Universitária II, Jardim Aruã e no bairro Village (região já abordada em julho). Já na área do Parque Santa Bárbara foi encontrado um morcego com raiva.

“Nesta ação também divulgamos a campanha de vacinação para a área urbana que será realizada nos dias 23 e 24 de setembro, nas regiões norte, noroeste e sudoeste do município”, contou a médica veterinária da Vigilância em Saúde Norte, Tosca De Luca.

Em Barão Geraldo, onde são mais de quatro mil imóveis a serem visitados, o trabalho teve início nesta semana e segue até 12 de setembro. Já no Parque Santa Bárbara, a ação começa na quarta-feira, dia 30, e vai até sexta-feira, dia 1º de setembro.

A ação é realizada de casa em casa e, nos condomínios, os moradores recebem informações sobre as medidas preventivas por e-mail e whatsapp. Além das visitas às casas, as equipes da Vigilância realizam divulgação sobre o tema nas escolas e visitam clínicas veterinárias para orientar sobre vacinação e encaminhamento de animais com suspeita de raiva.

Carteirinhas

A Vigilância em Saúde recomenda aos moradores das áreas visitadas que deixem as carteirinhas dos cães e gatos separadas para que fique mais fácil apresentá-las no momento da abordagem dos agentes de saúde e controle ambiental.

“Alguns moradores não se lembram onde estão as carteirinhas e é muito importante que possamos conferir o documento para controlar a cobertura vacinal. Caso essa cobertura esteja muito baixa, isso significa que há um maior risco de ocorrência de caso de raiva em cão ou gato”, afirma Tosca.

Além das regiões norte, noroeste e sudoeste, em 23 e 24 de setembro, a Campanha de Vacinação ocorrerá também nos dias 30 de setembro e 1º de outubro nas regiões sul e leste.

A lista com a relação dos postos de vacinação poderá ser consultada, a partir de setembro, no site da Prefeitura e pelo telefone 156. Devem ser vacinados animais a partir de três meses de idade.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com