Connect with us

Nossa Cidade

Saúde promove premiação de práticas que deram certo no SUS

A Secretaria de Saúde de Campinas promove na quinta-feira, 28 de setembro, a premiação do 1º Prêmio Práticas Exitosas no SUS. A cerimônia será no Paço Municipal, na avenida Anchieta, 200. Além da cerimônia no Salão Vermelho, para as equipes de saúde, acontece exposição dos trabalhos no saguão da Prefeitura, a partir das 12h30, aberta à população.

 

O prêmio foi criado para identificar, reconhecer, valorizar e incentivar as práticas exitosas do SUS Campinas no Cuidado na Atenção Primária em Saúde. São iniciativas das equipes implantadas a partir da identificação das demandas da população.

 

Em 2013, o Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES) foi premiado com recursos para custeio pela participação no InovaSUS, promovido pelo Ministério da Saúde. Como recompensa recebeu recursos para aplicar na rede de saúde. Por isso, parte desse dinheiro será usado no prêmio municipal. 

 

Os 44 trabalhos participantes receberão certificado de participação. Os três melhores classificados serão premiados com o custeio para até dois autores participarem de evento externo, dentro do Brasil, até outubro do ano que vem (taxas de inscrição, transporte e hospedagem). Os que ficarem classificados de quarto a sexto lugar receberão como prêmio uma visita técnica a outra cidade brasileira para conhecer experiências bem sucedidas na área da saúde (transporte + hospedagem). Os trabalhos que ficarem entre sétimo e décimo lugar receberão como prêmio um curso com valor de até R$ 2 mil para um dos autores de cada projeto com o objetivo de qualificar a prática profissional. Dessa forma, o prêmio também reflete na qualificação do atendimento à população.

 

Todos os trabalhos apresentados serão incluídos em um livro, que será lançado posteriormente. 

 

“O mais importante desta premiação é a troca de experiências, que traz motivação para as equipes”, afirma Bet Lelo, enfermeira do apoio técnico da Área de Gestão do Trabalho de Educação na Saúde. 

 

InovaSUS 

 

O prêmio recebido pelo DGTES foi referente ao dimensionamento de profissionais para a Atenção Básica. O trabalho “Dimensionamento de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde de Campinas: Atenção Básica” foi construído durante três anos e, nos últimos anos, tem sido utilizado como ferramenta na área de Gestão do Trabalho.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com