Connect with us

Nossa Cidade

Saúde retoma vacinação contra gripe ao meio-dia de segunda-feira, dia 30

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2020 em Campinas será retomada a partir do meio-dia da próxima segunda-feira, dia 30 de março. A Secretaria Municipal de Saúde definiu esse horário para evitar que as pessoas que são o público-alvo da fase inicial da campanha, idosos e profissionais da Saúde, se exponham ficando na fila logo cedo aguardando os Centros de Saúde (CSs) começarem a funcionar.

O terceiro lote de vacinas contra a gripe enviado pelo Governo do Estado, com 37.800 doses, já chegou a Campinas nesta sexta-feira à tarde. As vacinas foram retiradas pelo Município e logística de distribuição para a rede de 66 unidades básicas de Saúde está planejada para ser efetivada na manhã de segunda-feira.

Nesta sexta-feira, 27 de março, as unidades municipais de Saúde onde ainda havia doses remanescentes dos dois lotes iniciais recebidos priorizaram a vacina para idosos acamados que foram atendidos em casa pelas equipes. A vacinação dos acamados segue cronograma estabelecido pelos serviços de saúde de cada região e continua durante o mês.

Desde o começo da Campanha, na última segunda-feira, até a tarde desta sexta-feira, dia 27 de março, cerca de 54% das pessoas com mais de 60 anos já foram vacinadas em Campinas, de um universo estimado de 146 mil idosos nessa faixa etária na cidade 

Importância de vacinar

A vacina contra a gripe comum não protege contra a Covid-19, mas é aliada porque ajuda no diagnóstico, descartando casos de gripes pelos vírus que compõe a vacina e chamando a atenção dos profissionais de Saúde para investigar infecção pelo coronavírus. Além disso, a vacina contra a gripe, ao imunizar contra os vírus do tipo Influenza, reduz casos que podem evoluir para pneumonia, por exemplo, levando pessoas à internações e necessidade do uso de respiradores em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).

A vacina usada na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2020 protege contra a Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. É constituída por vírus inativados, fracionados e purificados, portanto não contêm vírus vivos e não causam a doença. 

A primeira etapa de vacinação, que começou neste 23 de março, prossegue até 15 de abril. Na segunda etapa, a partir de 16 de abril, serão vacinados professores, pessoas com doenças crônicas e funcionários das forças de segurança. A última fase, com início em 9 de maio, é voltada para gestantes e mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias; crianças de seis meses a 6 anos; pessoas com idade entre 55 a 59 anos; índios e trabalhadores do sistema prisional. 

Outras informações sobre o coronavírus, orientações e medidas preventivas que estão sendo adotada em Campinas para combater a pandemia de Covid-19 podem ser obtidas no site https://covid-19.campinas.sp.gov.br/.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com