Connect with us

Nossa Cidade

Saúde vai realizar segundo inquérito sorológico em Campinas

A Secretaria de Saúde vai realizar o segundo inquérito sorológico em Campinas a partir da próxima semana. O trabalho será em parceria com a Unicamp. O objetivo é saber como foi a progressão da epidemia na metrópole, ou seja, se houve um avanço e de que forma aconteceu. O anúncio foi feito pelo prefeito Jonas Donizette nesta segunda-feira, 13 de julho, durante transmissão ao vivo na internet.  

“Vamos sortear cerca de 2 mil casas em Campinas. Todas as regiões da cidade serão contempladas e novas pessoas serão testadas, mas os critérios serão os mesmos: serão realizados testes rápidos e aplicado um questionário. Se algum morador da casa sorteada testar positivo, todos os outros são testados. Se der negativo, vamos para outro endereço”, explicou o prefeito.   

A coleta é feita pelos profissionais dos centros de saúde de referência. Casas e apartamentos estão incluídos. Apenas crianças menores de dois anos não poderão ser testadas.  

“Com o novo levantamento vamos ter um comparativo em relação ao outro inquérito. Vamos conseguir saber se há mais gente imunizada, se a subnotificação continua igual, se teve aumento ou decréscimo”, disse. 

O primeiro inquérito sorológico foi realizado entre 9 e 20 de junho em todas as regiões da cidade. Foram aplicados testes rápidos por meio de sorteio em 1.937 pessoas. Do total, 2,22% das pessoas testadas, ou seja, 43 tiveram resultado positivo. Isso significa uma estimativa de que 27.087 campineiros já tiveram a Covid-19, que representa que a cada quatro pessoas com a Covid-19, uma é notificada. O número é inferior ao restante do Brasil, que tem um índice de sete a dez vezes maior que as notificações, de acordo com pesquisa da Universidade de Pelotas.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com