Connect with us

Nossa Cidade

Secretaria de Esportes lança programação de cursos online de capacitação

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer lançou nesta sexta-feira, 22 de maio, o Programa OnLine de Capacitação no Esporte, que vai fornecer conteúdos para capacitação, atualização, qualificação e troca de experiências na área esportiva para os profissionais de educação física e público em geral. São cursos gratuitos e as inscrições estarão abertas a partir da segunda-feira, dia 25, nas mídias sociais da Secretaria. 

“Num momento de pandemia, isolamento social, vamos usar instrumentos online para levar conhecimento para quem gosta de esporte, trabalha com esporte e quer empreender na área esportiva”, explicou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Dário Saadi. 

Serão 14 cursos, sendo 10 da Secretaria de Esportes e quatro do Sebrae. Os cursos começam no dia 8 de junho e vão até 25 de junho. Não são cursos profissionalizantes, mas de capacitação e qualificação. O programa tem a parceria também da Secretaria de Trabalho e Renda.

“Trata-se de uma oportunidade de aprimoramento para enfrentar o novo cenário pós Covid-19. Temos que nos preparar para o futuro, quando não tiver mais, se Deus quiser, essa pandemia”, acrescentou o secretário.

As aulas podem interessar a atletas, empreendedores no esporte, academias, estabelecimentos comerciais esportivos e também entidades que trabalham com esporte, como escolinhas de futebol. A expectativa da Secretaria de Esportes, é que nestes primeiros cursos participem em torno de mil pessoas. Ao final do curso, os alunos receberão certificado de participação.

O Sebrae dará cursos sobre “Empreendedorismo como opção de carreira”, “Formalização”, “Ganhe mercado” e “Divulgue seus negócios em mídias sociais”. Neste caso, a pessoa deverá fazer a inscrição direto com o Sebrae. 

Os cursos online do Sebrae serão pela plataforma codions.live, e as inscrições serão pelo Google Forms. As pessoas que fizerem inscrição no link bit.ly/esportesebrae receberão por e-mail o link de participação uma hora antes do curso. Há um limite de 100 inscrições e serão encerradas dia 8 de junho, às 14h.

Os demais cursos serão desenvolvidos pelos profissionais da Secretaria de Esportes e parceiros. Neste caso, as inscrições serão feitas por meio de link (bit.ly/esporteonlinecampinas). Neste caso, a plataforma será a Google meet.

Os cursos da Secretaria de Esportes serão: o “Ensino do futebol através de jogos”, “Maratona: como se preparara para a prova e algumas curiosidades”, “Ginástica laboral em tempos da Covid-19”, “Benefícios da prática do voleibol adaptado”, “Recreação: boas lembranças, brinquedos e brincadeiras”, “Envolvendo o idoso frágil na política de esportes”, “Organização de eventos esportivos: produção e administração”, “Lei de incentivo ao esporte: repasses pela Lei 13019/14”, “Como elaborar uma planilha de treinamento para corrida de rua” e “Fiec (Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas) na prática: apresentação de projetos da Lei 13019/14”. 

Avanço

O setor esportivo foi um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19. Os maiores eventos esportivos mundiais foram adiados e outros até cancelados. A prática da atividade física também foi comprometida e a rotina da população alterada por conta do isolamento social.

“Campinas teve um avanço nos últimos cinco anos na Secretaria de Esportes. Batemos o recorde de participação de pessoas nos eventos e no número de eventos esportivos em Campinas que foi de 513 em 2019. Esse recorde, certamente, seria quebrado em 2020, mas a pandemia não permitiu”, argumentou Dário Saadi. 

Diante desse cenário, acrescentou o coordenador de Eventos da Secretaria de Esportes, Fernando Vanin, surgiram novas alternativas e maneiras das pessoas continuarem ativas mesmo estando em casa. Além disso, a busca por novos conhecimentos têm aumentado bastante já que muitos trabalhos foram interrompidos ou até mesmos extintos.

“Queremos dar a nossa contribuição oferecendo esses cursos de capacitação para ajudar na pós pandemia; no enfrentamento de um mundo que pode ser diferente a partir do fim do isolamento”, argumentou Vanin. 

A coordenadora de Formação Esportiva da Secretaria de Esportes, Renata Baronti, disse que a equipe está se empenhando para a realização de cursos online e também em ampliar os conteúdos. A Secretaria também oferece por meio de suas redes sociais o Projeto “Em casa, em Movimento”, para que as pessoas possam manter suas atividades físicas em dia sem sair de casa, diante do isolamento por conta do novo coronavírus.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com