Connect with us

Nossa Cidade

Secretaria de Habitação homenageia assistentes sociais

Os profissionais da área de Assistência Social da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) e da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) foram homenageados, no início da tarde desta quarta-feira, 15 de maio, data em que se celebra o “Dia Nacional do Assistente Social”.

 

 

 

Segundo o Conselho Federal de Serviço Social, a data celebra o profissional dedicado à luta por melhores condições de vida, saúde e trabalho para os grupos sociais menos favorecidos ou à margem da sociedade, tornando-se, dessa forma, um membro ativo na luta pelos direitos humanos.

 

 

 

Para celebrar a data, o secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Vinicius Riverete, fez questão de receber todos os profissionais do setor em seu gabinete. “Fiz questão de cumprimentar cada um de vocês pelo trabalho exemplar que executam e que se transforma num dos pilares fundamentais da Habitação. Sei da dedicação no dia a dia, do envolvimento com as demandas e, principalmente, com as pessoas que muitas vezes encontram nos assistentes sociais aquele ombro amigo na hora da dificuldade. Muito obrigado pelo trabalho sério e comprometido que realizam”, completou. 

 

 

 

Para a assistente social há mais tempo na função, na Cohab-Campinas, Sonia Aparecida Domingues de Oliveira, a profissão é muito nobre. Efetivada no cargo desde 1982 (começou a trabalhar em 1979 no setor administrativo), Sonia diz que ouvir as pessoas é o mais importante.

 

 

 

“Muitas vezes nós nos transformamos naquele porto seguro, aquela tábua de salvação das pessoas sendo que, em muitos casos, nem consigamos resolver o problema. Mas o simples fato de ouvir, de possuir uma visão daquilo que a população necessita já nos enche de orgulho e da certeza de termos escolhido a profissão correta”, enfatizou.

 

 

 

O grupo de assistentes sociais da Cohab-Campinas e da Sehab publicou um manifesto que diz: ”O Serviço Social é fundamental para a garantia dos direitos e condições de igualdade. O grande desafio dessa profissão é despertar a autonomia do cidadão, sobre seus direitos, trazendo-lhes para uma discussão política, ética e crítica. Que este dia 15 de maio, seja de alegria, de comemoração e de reflexão sobre o significado e a importância da tão valorosa função social, exercida por todos os profissionais dessa área, a área do Serviço Social”.

 

A origem da data

O Dia do Assistente Social começou a ser comemorado no Brasil na década de 1930. O curso superior de Serviço Social foi oficializado no país em 1953 mas a aprovação da profissão se deu pela Lei nº 3.252, de 27 de Agosto de 1957, através do Decreto Federal nº 994, de 15 de Maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil.

 

No entanto, em 1993, a Lei nº 8.662, de 7 de Junho de 1993, revoga a Lei de 1957 e aplica uma nova Lei de Regulamentação da Profissão.

 

Em homenagem à regulamentação da profissão, em 1962, o dia 15 de Maio é considerado o Dia Nacional do Assistente Social.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com