Connect with us

Nossa Cidade

Secretaria de Saúde amplia capacidade e conta com 19 mil testes rápidos

A Prefeitura de Campinas ampliou a capacidade de testes rápidos do novo coronavírus. A Secretaria de Saúde conta atualmente com 19 mil testes. O anúncio foi feito pelo prefeito Jonas Donizette em transmissão ao vivo pela internet na tarde desta segunda-feira, 4 de maio.  

De acordo com o secretário de Saúde Carmino de Souza, inicialmente os testes serão utilizados, entre outros, nos trabalhadores da saúde e da segurança. “Vamos dar prioridade para as pessoas de atendimento. Depois, provavelmente, faremos alguns inquéritos em áreas de maior vulnerabilidade dentro da cidade para ter ideia do grau da exposição ao vírus”, explicou. 

Estes testes permitem detectar se a pessoa tem ou já teve o novo coronavírus por meio da detecção de anticorpos do vírus no sangue. “Isso ajuda a proteger nossos trabalhadores de saúde e também as pessoas por eles atendidas”, afirmou o prefeito. 

Foram 13 mil testes enviados pelo Governo do Estado na última quinta-feira, 30 de abril, e outros 6 mil provenientes de doação do Grupo Iguatemi, remessa do Governo Federal e de compra da própria Prefeitura.

O secretário ressaltou que os resultados dos testes para diagnósticos estão chegando em 24h. “Nós tivemos um período muito difícil, que depois diminuiu para 48h e atualmente estamos trabalhando com 24h. Este tempo é extremamente importante para quem faz gestão de leitos”, disse. 

Unicamp

A Prefeitura vai assinar nos próximos dias o contrato com a Unicamp para a realização dos testes para diagnósticos do novo coronavírus. “Isso vai agregar valor ao que já estamos fazendo”, comentou o secretário.  

O laboratório da Unicamp foi credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz para fazer os testes e será mais uma alternativa para Campinas. 

A ampliação da testagem é importante porque permite dimensionar melhor circulação do vírus no município e orientar as medidas.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com