Connect with us

Nossa Cidade

Secretaria de Saúde confirma mais quatro casos de monkeypox em Campinas

A Secretaria de Saúde confirmou nesta sexta-feira, 29 de julho, mais quatro casos de monkeypox em Campinas. Com isso, a cidade passa a contar com 13 confirmações da doença, sendo oito importadas e cinco autóctones.

Os pacientes, 12 homens e uma mulher, têm entre 23 e 41 anos. Três deles saíram do isolamento. Os demais contam com acompanhamento ambulatorial, sem gravidade e com boa evolução.

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) tem 30 notificações de monkeypox, sendo duas de cidades da região. Em Campinas, dez casos foram descartados e cinco seguem em investigação.

A doença é transmitida por contato direto ou indireto com as lesões de pele, contato próximo por tempo prolongado, por vias sexual e respiratórias.

Assistência

A rede municipal de saúde está preparada para atendimento, diagnóstico e monitoramento dos casos de monkeypox. O atendimento para os pacientes com suspeita da doença está disponível nos centros de saúde, prontos-socorros, pronto atendimentos e no Centro de Referência em IST, HIV/Aids e Hepatites Virais.

Sintomas

O principal sintoma é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus;
– Caroço no pescoço, axila e virilhas;
– Febre;
– Dor de cabeça;
– Calafrios;
– Cansaço;
– Dores musculares.

As pessoas que tiverem um dos sintomas devem procurar um serviço médico e permanecer em isolamento. A doença costuma durar de duas a quatro semanas.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com