Connect with us

Nossa Cidade

Secretaria de Saúde divulga boletim epidemiológico da dengue

Campinas confirmou 1.703 casos de dengue neste ano, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde. Dados são até o último dia 13 de abril e mostram que a incidência é de 140 casos para cada 100 mil habitantes. Nenhuma morte foi registrada até o momento. 

“O aumento no número de casos é esperado para essa época do ano. O pico é aguardado para abril, dentro da sazonalidade da dengue”, explica a Coordenadora do Programa Municipal de Controle de Arboviroses, Heloísa Malavasi, do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) da Prefeitura. “É o período mais crítico”, alerta, pedindo às pessoas que ajudem a controlar a transmissão eliminando os criadouros.

Dados epidemiológicos identificam que 80% dos criadouros estão dentro das casas. “Precisamos contar com a população contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, com cuidados dentro de casa, nos quintais e vistoriando e eliminando criadouros”, explica Malavasi. Ela chama atenção para locais como calhas, caixas d’água e os ralos em quintais e áreas internas pouco usadas, mas que podem acumular água e se tornar criadouros, além das floreiras, vasos e materiais descartáveis.

Outro ponto que ajuda a sustentar a transmissão da dengue são as obras e construções que podem favorecer o acúmulo de água da chuva. Esses locais precisam ser vistoriados e limpos para eliminar criadouros do mosquito. “Esperamos que, nesse momento em que as pessoas estão mais em casa, que tenham cuidado e limpem mais seu ambiente, mantendo-o livre dos criadouros do mosquito”, pede a coordenadora do Programa de Controle de Arboviroses de Campinas. “Se há mosquitos, há criadouros por perto”, afirma Heloísa Malavasi. 

Números

De acordo com o levantamento de dados de janeiro a 13 de abril de 2020, a região com maior número de casos é a Sudoeste, com 490, seguida pela Noroeste, com 463. As regiões Leste, Norte e Sul têm, respectivamente, 294, 277 e 170 confirmações. Há ainda nove registros que ainda não tiveram a localização identificada. 

Os dados mostram que em toda a cidade há áreas de transmissão, alertando para a necessidade de intensificar o combate à dengue com a participação de toda a sociedade. Cada cidadão precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros.

O trabalho contra a dengue realizado pela Prefeitura é ininterrupto e continua sendo feito mesmo com a crise do coronavírus. As ações ocorrem por meio da articulação do Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses. Entre 1º de janeiro e 12 de abril deste ano, 81.972 imóveis localizados nas áreas de maior risco de transmissão receberam a aplicação de inseticida em Campinas. No mesmo período, 182.002 imóveis foram visitados e trabalhados com ações para o controle de criadouros.

Para reduzir os focos do mosquito, 8.707 toneladas de resíduos despejados irregularmente na cidade foram coletados entre janeiro e 11 de abril deste ano, e outras 1.220 toneladas de resíduos foram retirados das ruas na Operação Cata Treco. Mais 8.843 toneladas de resíduos foram recebidos nos Ecopontos da cidade no mesmo período.

Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados e ter a água semanalmente. É importante, também, vedar a caixa d’água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.

Comitê

O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses, reúne 14 secretarias (Secretaria Municipal de Governo; de Saúde; de Educação; de Serviços Públicos; do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Recursos Humanos; de Administração; de Comunicação; de Trabalho e Renda; de Esportes e Lazer; de Cultura; de Habitação; de Relações Institucionais, e de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos), além da Defesa Civil, do Serviço 156 e da Rede Mário Gatti e da Sanasa. O Comitê planeja continuamente as atividades de combate à dengue, ao Zika vírus e à chikungunya em Campinas.

Acesse o hotsite https://dengue.campinas.sp.gov.br/ para saber mais sobre o que a Prefeitura de Campinas está fazendo e como você pode colaborar para combater a dengue.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com