Connect with us

Nossa Cidade

Secretaria de Saúde divulga novos dados de arboviroses em Campinas

A Secretaria de Saúde divulgou nesta sexta-feira, 29 de maio, novos dados de arboviroses em Campinas. Entre 1º de janeiro e 25 de maio foram confirmados 3.066 casos de dengue em Campinas. A incidência é de 251 casos por 100 mil habitantes. 

A região que concentra mais casos é a Sudoeste, com 836 confirmações. Em seguida aparece a região Noroeste, com 801 casos, e a Norte, com 744. Na área Leste da cidade foram confirmados 393 casos. Já na Sul, foram 292. 

A luta contra a dengue exige uma contrapartida de toda a sociedade. A Prefeitura mantém um programa de controle e prevenção da doença por meio do Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses. Cada cidadão, porém, precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros. Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), 80% dos criadouros estão dentro de casa.

O trabalho contra a dengue realizado pela Prefeitura é ininterrupto.  Entre 1º de janeiro e 18 de maio deste ano, 227.642 imóveis foram visitados pelas equipes de Saúde para controle de criadouros. No mesmo período, 140.926 imóveis localizados em áreas de transmissões foram nebulizados.

De 1º de janeiro a 2 de maio foram coletadas 10.141 toneladas de resíduos despejados irregularmente na cidade;  1.423 toneladas de resíduos foram recolhidas na Operação Cata-Treco e outras 10.121 toneladas de resíduos foram recebidas nos ecopontos.

Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água e remover latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias. É importante, também, vedar a caixa d’água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.

O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses, reúne 14 secretarias (Secretaria Municipal de Governo; de Saúde; de Educação; de Serviços Públicos; do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Recursos Humanos; de Administração; de Comunicação; de Trabalho e Renda; de Esportes e Lazer; de Cultura; de Habitação; de Relações Institucionais, e de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos), além da Defesa Civil, do Serviço 156 e da Rede Mário Gatti e da Sanasa. O Comitê planeja continuamente as atividades de combate à dengue, ao zika vírus e à chikungunya em Campinas.

Acesse o hotsite https://dengue.campinas.sp.gov.br/ para saber mais sobre o que a Prefeitura de Campinas está fazendo e como você pode colaborar para combater a dengue.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com