Connect with us

Nossa Cidade

Secretaria de Saúde inicia vacinação nos Centros de Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira, dia 23 de maio, a vacinação contra a gripe e o sarampo nos Centros de Educação Infantil (CEI) de Campinas. A primeira unidade a receber a equipe para aplicação das doses foi o CEI Brígida Chináglia Costa, no Jardim Baroneza. Cerca de 20 alunos foram vacinados.

O público-alvo da ação são crianças entre seis meses e menores de cinco anos. A previsão é alcançar 60 escolas até o dia 3 de junho. A vacinação contra gripe e sarampo também está disponível para as crianças em 65 centros de saúde da cidade. Consulte os endereços em vacina.campinas.sp.gov.br.

Segundo a articuladora do Programa Municipal de Imunização, Chaúla Vizelli, as coberturas vacinais estão baixas. Com relação à vacinação contra a gripe, de acordo com o último boletim, de 19 de maio, apenas 24% das crianças da faixa etária contemplada estão vacinadas – foram aplicadas 15.806 doses. A cobertura contra o sarampo está ainda mais baixa: receberam as doses 13.785 crianças, totalizando 21% do público-alvo.

A meta é alcançar 90% do público-alvo na vacinação contra a gripe e 95% na de sarampo. “A vacinação é extremamente importante para prevenir casos graves, de internação, e óbitos. Ela é inversamente proporcional ao número de casos. Quanto mais pessoas vacinadas, menos casos, por isso é importante manter essas taxas elevadas ,com uma homogeneidade em todo o território”, disse Chaúla.

Ainda nesta semana, duas ações estão programadas para a região leste da cidade, e outras serão realizadas nas próximas semanas. Os pais precisam autorizar a vacinação, por isso a ação é realizada próximo ao horário de saída, aproveitando a chegada dos responsáveis para buscar as crianças. Mas também pode ser autorizada por um termo de consentimento que é enviado com antecedência.

No CEI para buscar a neta Valentina, de dois anos de idade, Valéria Ferreira Alves contou que achou ótima a iniciativa de levar a campanha para dentro da escola. “A vacinação é importante para todas as crianças”, disse. Kauany dos Santos Ferreira, que foi buscar o filho Miguel, também de dois anos, no CEI, é da mesma opinião: “facilita, é muito prático e não preciso ir até o Centro de Saúde”.

Para a diretora do CEI Brígida Chináglia, Adriana Ferreira Alves Cartaginezzi, o público infantil precisa ser vacinado porque nesta época do ano muitos acabam ficando doentes, o que também faz com que se ausentem das aulas. “Além disso, as crianças pequenas não podem usar a máscara e precisam da proteção trazida pela vacina”, afirmou. A unidade atende crianças de zero a três anos de idade e, para Adriana, trazer o serviço de saúde para dentro do CEI também é uma forma de aproximar as famílias da escola e do serviço público.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com