Connect with us

Nossa Cidade

Secretaria de Serviços Públicos coleta mais de 4,3 mil toneladas de resíduos em um mês

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos coletou mais de 4, 3 mil toneladas de entulho e lixo descartados irregularmente de 5 de janeiro a 3 de fevereiro de 2024. O serviço foi feito pela Coordenadoria das Administrações Regionais (Coar), por meio das equipes das Administrações Regionais (AR). Além de atuar em diversas regiões da cidade, as equipes também trabalharam em conjunto com os mutirões da Secretaria de Saúde no combate à dengue. 
 
 
 
Para retirar todo esse descarte em áreas verdes, foram utilizadas máquinas pesadas como pás carregadeira; caminhões basculantes, carrocerias e tocos; tratores roçadeira; retroescavadeira, entre outras, em várias viagens. 
 
 
 
O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, diz que essas ações são fundamentais para manter a cidade limpa e reforçar as ações promovidas pela saúde. E destaca que é importante que a população contribua, não descartando irregularmente em ruas, áreas verdes e outros locais. 
 
 
 
“Este trabalho intensificado é fundamental para auxiliar no combate aos criadouros do mosquito da dengue. É uma forma de eliminar o máximo possível os pontos de descarte irregular, espalhados pela cidade, e reduzir o nascimento dos mosquitos”, diz o secretário. 
 
 
 
Importante destacar que o combate à proliferação do mosquito da dengue e outras doenças exige esforço conjunto, dos cidadãos e do poder público. Mesmo que sejam feitos mutirões de limpeza e de visita às residências, todos precisam colaborar e fazer a sua parte para manter os ambientes limpos e livres de possíveis criadouros.
 
 
Serviços de limpeza urbana
 
Campinas dispõe de todos os serviços necessários em relação à coleta de resíduos. A coleta domiciliar é feita na cidade toda, basta que as pessoas deixem os sacos de lixo em frente às residências e aos comércios para que o caminhão leve; 16 ecopontos, que podem receber, gratuitamente, diversos tipos de material como restos de entulho de construção, recicláveis, eletroeletrônicos, móveis e outros inservíveis; há coleta seletiva em vários bairros; 12 unidades de cooperativas de reciclagem, que além do material dos ecopontos e da coleta seletiva, também podem receber resíduos levados pela população; caminhão cata-treco, que recolhe móveis e outros equipamentos na porta das residências e acompanha as equipes da Saúde nos mutirões. Mais informações pelo telefone 156 e pelo Portal do Cidadão.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com